Blog


5 insights após o Digitalks Content e Mobile Marketing 2016

Posted on 31st março, by Thiago Fialho in Eventos. No Comments

No último dia 29 de Março, nós da 1+1>2 estivemos no Digitalks que aconteceu em São Paulo. O evento, focado em Content e Mobile Marketing, reuniu os principais profissionais e players do mercado para um dia recheado de aprendizado e trocas de experiências.

Durante todos os debates, painéis e keynotes tivemos vários insights e vamos compartilhar cinco deles a seguir. Confira!

1. O mobile está com tudo

O mobile está com tudo, e isso é fato – não devemos enxergá-lo apenas como tendência, e sim como uma nova oportunidade. Inserir a plataforma mobile dentro de nossas estratégias de marketing não é mais uma opção, e sim uma obrigação. Resumindo: quem não pensar em dispositivos móveis ficará para trás.

2. User Experience: OBRIGATORIEDADE

Não adianta produzir um conteúdo … Read More »



Melhores empresas em Marketing de Conteúdo do mundo

Posted on 13th janeiro, by Tiago Amaral in Conteúdo. No Comments

Pelo 4° ano consecutivo, a Kapost realizou uma lista com as 50 melhores empresas de conteúdo do mundo. Porém, eles agora mudaram um pouco o nome do ranking para melhores empresas de marketing B2B. O motivo deve ter sido pela dificuldade em categorizar uma única técnica de marketing, já que o marketing mais eficaz é sempre um conjunto de técnicas e canais. Além disso, o ranking excluiu as empresas B2C que apareciam na lista anterior.

Para criar esta relação, a Kapost analisa dados objetivos como frequência de blog posts; tráfego e links direcionados ao website da empresa; seguidores nas mídias sociais e outros indicadores. Em seguida, é realizada uma análise subjetiva considerando a qualidade do conteúdo em relação à originalidade, execução e relevância … Read More »



Marketing para varejo e os desafios com o novo consumidor

Posted on 14th dezembro, by Pablo Sastre in Plano de Marketing 2016. No Comments

O Marketing para Varejo é um tema muito abrangente, que pode ser aplicado desde uma vitrine de loja até o layout de um hipermercado.

Atualmente existe uma ampla e crescente variedade de lojas virtuais e canais de compra conjugadas que competem fortemente com o ponto de vendas. A conveniência por trás da rápida pesquisa de preço, visualização e comparação entre produtos atraem o consumidor para o canal online. Tendo isso em mente, o lojista deve explorar e aprimorar recursos para o ponto de vendas que não são possíveis através do virtual.

O desafio do varejo nos dias de hoje são muito maiores, não basta ter o produto em estoque e um balcão de atendimento, sobrevivem os que conseguem se diferenciar e gerar valor para um consumidor exigente, esclarecido e que valoriza a experiência de compra como um todo, desde o atendimento ao … Read More »



5 táticas para você implementar em 2016

Posted on 10th dezembro, by Angelo Publio in Plano de Marketing 2016. No Comments

1 – Faça retargeting no Facebook e Twitter: use o retargeting com o Facebook Custom Audience e Twitter Website Tag for Remarketing

2 – Combine campanhas de links patrocinados no Google Adworks com anúncios do LinkedIn: 80% do marketing em B2B utilizam ao menos 1 canal de mídia pago.

3 – O Google quer fazer uma internet mais segura: HTTPS Everywhere. Utilize SSL em seu site para garantir um melhor ranking de suas páginas no resultado de busca.

4 – Uma alternativa para quem quer começar no Inbound Marketing sem ter que investir muito: conheça o Leadin, uma ferramenta que inicialmente é grátis (freemium) … Read More »



Como avaliar o ROI de eventos?

Posted on 8th dezembro, by Juliana Pederzoli in Plano de Marketing 2016. No Comments

O marketing sempre foi visto como um gerador de custos, com seus gestores constantemente tentando provar o ROI de suas ações. Uma das táticas de marketing mais caras são os patrocínios de eventos, que inclui feiras, fóruns, congressos e outras iniciativas que uma empresa participe em busca de contatos ao vivo com seu público-alvo.

Como então fazer boas escolhas e investir corretamente sua valiosa verba de marketing nos eventos que devem trazer o melhor retorno? Essa será uma pergunta constante na cabeça dos profissionais de marketing no próximo ano.

Para chegar à melhor resposta, será preciso fazer uma investigação detalhada e minuciosa de todos os eventos existentes no seu setor. Além disso, será preciso fazer muitas perguntas. Alguns organizadores são mais resistentes em fornecer informações – ou simplesmente não as têm – outros vão ficar felizes em ajudar você com o máximo … Read More »



Quantidade x qualidade: um dilema no content marketing

Posted on 2nd dezembro, by Ana Carolina Barbosa in Plano de Marketing 2016. No Comments

Um dos assuntos mais complexos em content marketing é o equilíbrio entre qualidade e quantidade da produção e distribuição de conteúdo. Alcance e frequência, fórmulas da publicidade tradicional, são indiscutivelmente importantes ainda. Ao mesmo tempo, o ambiente digital, ao proporcionar a aproximação entre marcas e pessoas, democratizar a mídia e empoderar consumidores com o direito da escolha, também colocou qualidade como uma premissa fundamental para o êxito de qualquer empreitada por essas searas.

Qualidade em content marketing não é um conceito necessariamente relacionado a altos investimentos, mas sim à adequação. Exige do empresário, do seu time de comunicação e da agência contratada uma análise aprofundada da dinâmica do negócio, ciclo de venda, perfil e necessidades dos consumidores para então chegar à etapa de desenhar o escopo de conteúdo, definindo a frequência necessária para que a marca transmita a mensagem que deseja … Read More »



Compartilhar é o novo consumir

Posted on 26th novembro, by Anderson Costa in Plano de Marketing 2016. No Comments

Você já deixou de comprar CDs por causa dos arquivos digitais de música. Também parou de alugar filmes que pode consumir online. E com um novo capítulo que está sendo escrito, é possível que desista também de comprar um carro. Ou que desista de alugar um hotel em uma viagem. Ou de comer em restaurantes. Mas não vai deixar de usufruir destes itens em nenhum dos casos.

Os carros podem ser trocados por serviços de compartilhamento de carros, como Lyft e Uber. Os hotéis dão lugar a quartos e casas de pessoas comuns via Airbnb. As refeições em restaurantes dão lugar a jantares organizados por desconhecidos através do EatWith. É difícil encontrar áreas de mercado que ainda não tenham sido impactadas pela economia compartilhada: trabalho (espaços de coworking), educação (Udemy), serviços de recrutamento (Recruitloop), logística (Deliv), geração de energia elétrica (Vandebron), … Read More »



Nada é mais importante que as taxas de conversão

Posted on 24th novembro, by Leo Castro in Plano de Marketing 2016. No Comments

Em 2015, todos temos uma ideia do que é a “experiência do cliente”. Pegamos uma folha de papel, um lápis, desenhamos círculos que dizem “desconhecido”… “visitante”… “lead”… “comprador”… e algumas linhas conectando um círculo com o próximo.

Todos somos muito bons em desenhar círculos! Mas poucos de nós realmente entende a importância das linhas. Pessoalmente, acredito que os círculos servem para documentar a experiência do usuário, mas não a melhorá-la. São nessas “linhas” que devemos prestar atenção se queremos encantar um cliente. Em outras palavras, os círculos são fotografias, mas o filme acontece nas linhas.

O que chamamos de forma impessoal de “taxas de conversão” abarcam todos os medos, modelos mentais e expectativas que fazem que um cliente siga em frente em sua experiência de marca. O medo de comprar um produto que mais ninguém tem, a esperança de que ele pode ser … Read More »



E-book: Previsões de Marketing em 2016

Posted on 18th novembro, by Tiago Amaral in Plano de Marketing 2016. No Comments


Achou esse ano difícil? Espere até ver o próximo!

Em 2015, as empresas e profissionais de marketing tiveram um ano, no mínimo, desafiador. A economia brasileira se saiu pior do que até os mais pessimistas previam. Forçados a gerar resultados neste cenário, os profissionais de marketing se voltaram para digital devido aos custos menores mas, principalmente, pela possibilidade de mensurar os resultados.

Pelo segundo ano consecutivo, convidamos nossa equipe e parceiros a compartilhar insights sobre o marketing moderno para ajudar nossos clientes e prospects a desenvolver planos de marketing mais sólidos para 2016. Além de especialistas do marketing digital, este ano também trouxemos experts de outras áreas que oferecem outras inspirações.

Se os marqueteiros já se sentiam pressionados a demonstrar os resultados de suas ações, agora eles são realmente obrigados a isso. Inbound Marketing, Content Marketing, Mobile e Conversão deixaram de ser uma tendência para se tornarem realidade. No próximo … Read More »



5 coisas que aprendemos no RD Summit 2015

Posted on 4th novembro, by Tiago Amaral in Marketing Digital. 2 Comments

Na última semana, nos dias 29 e 30 de outubro, aconteceu a 3a edição do RD Summit em Florianópolis. Organizado pela Resultados Digitais, o summit já se firmou como um dos principais eventos de marketing digital do Brasil. Nossa equipe esteve lá e trouxe alguns aprendizados para compartilhar!

1. Inbound e Content Marketing já não são novidade, são realidade

No RD Summit do ano passado, tanto Content quanto Inbound pareciam sexo para adolescentes: todos falavam mas quase ninguém praticava. Isso mudou rapidamente. Hoje, a maioria das empresas já teve suas primeiras experiências. No entanto, não significa que elas já dominaram o assunto. Muitas, inclusive, estão frustradas com os resultados obtidos. O próprio Eric Santos, CEO da RD, comentou que estavam vendo muitas empresas embarcando no … Read More »



Como criar uma agenda de conteúdo?

Posted on 28th outubro, by Tiago Amaral in Conteúdo, Dicas, Mídias Sociais. No Comments

A produção de conteúdo de qualidade é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing atualmente. Tanto para estratégias de mídia social, marketing de conteúdo e inbound marketing, o conteúdo é essencial para produzir resultados e engajamento. E criar uma agenda mensal, com prazos definidos e simples de acompanhar, é a melhor forma de garantir que a estratégia será seguida.

A seguir, compartilhamos nossa experiência na criação de agendas mensais de conteúdo.

Benefícios de seguir uma agenda de conteúdo

Garante que a comunicação esteja alinhada à sua estratégia de conteúdo
Aumenta a qualidade do conteúdo, evitando aquela sensação de “preciso publicar um texto hoje, mas o quê?
Mantém a frequência dos posts, um dos pontos chave para criar um conteúdo RICO e de qualidade

Como fazer uma agenda de conteúdo

Escolha um formato: pode ser … Read More »



Por que nós amamos a Netflix?

Posted on 2nd outubro, by Thiago Fialho in Mídias Sociais. No Comments

O serviço de streaming de vídeo chegou no Brasil há menos de cinco anos e já conquistou seu espaço no coração e na rotina do povo brasileiro, contando hoje com mais de 2,5  milhões de assinantes.

Qual a fórmula mágica para todo esse sucesso? Acreditamos que além de oferecer um ótimo serviço e um ótimo suporte ao cliente, a Netflix cumpre seu papel nas mídias sociais de maneira essencial, ouvindo seus assinantes, interagindo e prestando suporte, tudo de maneira quase que imediata.

Como profissional de social media posso afirmar, sou um grande fã da Netflix! Ao longo desta postagem vou trazer alguns exemplos que me fizeram criar tamanha admiração não só ao serviço em si, mas também pela marca.

Eles são rápidos no gatilho e falam a nossa língua. Você pode usar gírias, ser … Read More »



Conteúdo: Menos é Mais

Posted on 23rd setembro, by Tiago Amaral in Conteúdo. No Comments

Um dos assuntos que mais parece assombrar os profissionais de marketing de conteúdo é: quanto conteúdo eu preciso produzir? A dúvida em relação à quantidade do conteúdo, seja em blogs, mídias sociais, vídeos, e-books ou outros formatos, parece sempre surgir em qualquer conversa sobre o assunto.

Há poucos anos, a resposta mais comum era: o máximo possível. Produzir muito conteúdo parecia ser a estratégia acertada, buscando falar do maior número de assuntos e temas. Por exemplo, imagine que uma universidade desejasse produzir um conteúdo sobre as melhores faculdades de medicina do Brasil, qual palavra-chave ela deveria priorizar: faculdade ou universidade? Provavelmente, ela ouviria a seguinte resposta: faça 2 posts, cada um sobre uma palavra-chave!

Eu sempre discordei dessa abordagem por saber que, na prática, isso acaba impactando na qualidade do conteúdo produzido. E, cada vez mais, tenho visto outros … Read More »



Melhores ferramentas para criar uma agenda de conteúdo

Posted on 20th agosto, by Thiago Fialho in Conteúdo, Dicas, Marketing Digital. No Comments

Produzir conteúdo RICO é essencial para conquistar os resultados e O engajamento desejado, e esse é um dos maiores desafios para os profissionais de marketing. E não basta APENAS criar um conteúdo Relevante, Interessante, Constante e Original, também é necessário organizá-lo através de uma agenda de conteúdo.

Criar um calendário de conteúdo, com prazos e responsáveis pela criação de cada material, é a melhor forma de organizar suas postagens/publicações e garantir um bom desempenho em seu cronograma. Assim, você evita aquela sensação de “preciso publicar um texto hoje, mas o quê?”. Com uma agenda de conteúdo, é só seguir o que já está programado!

Então, como fazer a criação desta agenda? Separamos algumas ferramentas, aplicativos e widgets que irão te auxiliar na organização do seu conteúdo.

Google Docs

O Google DocsRead More »



Mídia Proprietária, Paga e Espontânea

Posted on 14th agosto, by Tiago Amaral in Marketing Digital. No Comments

Entenda a diferença entre esses três tipos de mídia e saiba o que isso significa para a sua estratégia de marketing digital.

Se você tem pesquisado sobre conceitos do marketing digital, certamente já se deparou com um desses termos, ou com seus equivalentes em inglês. Todos os três são importantes e tem um papel essencial na comunicação de uma marca.

Primeiro, vamos analisá-los individualmente e, em seguida, avaliar como os três tipos podem trabalhar juntos para benefício de sua marca.

Mídia Paga (paid media)

Essa é a forma de promoção usada na publicidade tradicional, que consiste em comprar espaço para veicular a mensagem de sua marca. Neste modelo, as empresas de comunicação (mídia) criam conteúdo e atraem uma audiência massiva. As empresas podem então “alugar” um tempo (TV, rádio) ou espaço (revistas, jornais, eventos) para publicar sua mensagem.

Apesar de bastante efetiva, … Read More »



6 redes sociais para ficar de olho em 2016

Posted on 6th agosto, by Thiago Fialho in Mídias Sociais. 1 Comment

Se você pensa que as redes sociais se resumem ao Facebook e Instagram, você está muito enganado!

A cada dia surge uma rede social fresquinha trazendo novas funções e utilidades para os usuários. Neste post vamos falar sobre seis delas que saíram do forno recentemente e estão entrando em ascensão, seja para uso pessoal ou comercial.

Periscope

Dos mesmos criadores do Twitter, o Periscope chega com o slogan “Veja o mundo através dos olhos de outra pessoa” trazendo a possibilidade de realizar streaming de vídeos em tempo real. Também há integração com o Twitter, possibilitando que o usuário possa convidar todos os seus seguidores ou escolher quais deles assistirão ao streaming. A interação é garantida: os participantes podem mandar comentários em tempo real.

Disponível para Android e iOS, a rede social já atingiu mais de 1 milhão usuários.

Que … Read More »



Quanto tempo demora para o marketing de conteúdo dar resultados?

Posted on 27th julho, by Thiago Fialho in Dicas, Marketing Digital, Mídias Sociais. 4 Comments

Se você pensa que as redes sociais e blogs são apenas ferramentas de entretenimento, você está muito enganado! Saiba que isso pode ser utilizado em favor do seu negócio.

As empresas estão adentrando cada vez mais nesse universo, e diversos empreendedores ainda têm dificuldade em enxergar o verdadeiro potencial das ações de marketing de conteúdo. Se você já se perguntou “Será que vale a pena investir em conteúdo?”, nós iremos te responder: Sim, vale a pena!

Porém, também precisamos te informar que esse resultado não acontece da noite para o dia. Para sua empresa fazer sucesso na web e converter internautas em clientes é necessário planejamento, um conteúdo RICO e, principalmente paciência, pois a construção de uma presença online acontece de médio à longo prazo.

Quanto tempo esperar?

Em nossa experiência como agência, ajudando dezenas de empresas a criar e … Read More »



Conteúdo RICO – A fórmula do conteúdo de qualidade

Posted on 14th julho, by Tiago Amaral in Conteúdo. No Comments

Para produzir marketing de conteúdo de qualidade, ele precisa ser RICO: Relevante, Impactante, Constante e Original.

Faça um teste: selecione alguns posts aleatórios do seu blog ou outras peças de conteúdo produzidas sua empresa, como um e-book ou uma newsletter. Agora vá ao site dos seus concorrentes e faça a mesma coisa.

Em seguida, copie o conteúdo desses materiais e remova o logotipo e qualquer menção ao produto ou marca da empresa. Imprima os materiais e peça para uma pessoa da sua equipe (também pode ser um amigo, um parente ou um cliente) identificar qual conteúdo pertence a que empresa.

Foi fácil identificar qual o conteúdo produzido por sua empresa? Se não foi, você pode ter um problema de qualidade do conteúdo!

Há alguns anos, o maior desafio dos profissionais de marketing era produzir conteúdo. Atualmente, porém, a eficácia das estratégias é o … Read More »



Como escolher a melhor foto para seu blog post

Posted on 30th junho, by Thiago Fialho in Dicas. No Comments


Imagens cativantes nos posts do seu blog podem ajudar a manter seus visitantes em seu site. Confira nossas dicas para escolher as imagens certas e evitar problemas de direitos autorais.

A qualidade de suas imagens reflete a qualidade do seu blog. Por isso, ao escolher imagens, certifique-se de usar aquelas que são de alta qualidade.

Você deve estar se perguntando “O que é uma imagem de alta qualidade?”. A grosso modo, é aquela que tem boa exposição e iluminação, detalhes claros e nítidos, boa composição e cores brilhantes. E ainda não foi usada em algum de seus outros posts.

Sua próxima pergunta com certeza deve ser “Como e onde encontrar imagens de alta qualidade?”. Você pode encontrar imagens de alta qualidade fazendo uma pesquisa do Google, mas só porque elas estão no Google não significa que você pode usá-las. Você precisa entender … Read More »



Como o marketing de conteúdo pode gerar melhores resultados para minha empresa?

Posted on 17th junho, by Thiago Fialho in Dicas. No Comments

A internet nos proporciona a criação de conteúdo gratuito, algo que nos dias hoje é extremamente importante no relacionamento com o público, já que desenvolve confiança, fortalece a marca, mantém o público informado, além de contribuir para a classificação nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing etc). A melhor parte é que o conteúdo pode ser compartilhado facilmente nas redes sociais, aumentando cada vez mais o contato com a audiência.

O marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a atrair e converter visitantes em consumidores, consumidores em clientes e clientes em compradores reincidentes.

Pensando nisso preparamos três dicas indispensáveis que irão te auxiliar a criar uma comunidade de pessoas apaixonadas pela sua marca, confira!

3 dicas para fazer um marketing de conteúdo de qualidade
1 – Fale sobre o seu universo

É fato que o processo de compra mudou. Hoje o cliente tem … Read More »



RD Station: análise da plataforma

Posted on 10th junho, by Tiago Amaral in Plataformas. 2 Comments

Avaliamos o RD Station, uma das melhores e mais usadas ferramentas para marketing digital no Brasil. Descubra se essa ferramenta é ideal para sua empresa!

Nos últimos anos, a plataforma RD Station, desenvolvida pela Resultados Digitais, se tornou uma das ferramentas de marketing digital mais conhecidas e usadas no Brasil. O produto, criado especificamente para o mercado brasileiro, concorre diretamente com outras plataformas internacionais de peso, mas não deixa nada a desejar.

Neste post, contamos nossa experiência usando a ferramenta. Nos tornamos parceiros da RD no início de 2014 e, desde então, temos usado a plataforma para alguns de nossos clientes e inclusive para nossas próprias campanhas. No entanto, procuraremos ser bem imparciais nesta análise. Afinal, apesar de gostarmos bastante do RD Station, nenhuma plataforma é perfeita!


Análise … Read More »



E-books e Relatórios – Como fazer?

Posted on 9th junho, by Tiago Amaral in Conteúdo, E-Book. No Comments

E-books, relatórios, estudos, whitepapers… Não importa o nome, esses documentos ricos em informação são um dos pilares da maioria das estratégias de conteúdo modernas.

Estatísticas recentes mostram que 34% das empresas B2B utilizam e-books em sua estratégia digital e 57% dos profissionais de marketing B2B os consideram efetivos.

Confira na apresentação abaixo por que considerar os e-books em sua estratégia de conteúdo:

Para saber mais sobre como realizar esses materiais, fale conosco!



Os melhores plugins grátis do WordPress para marketing de conteúdo

Posted on 3rd junho, by Thiago Fialho in Dicas. No Comments

O WordPress é a plataforma de gestão de website mais usadas no mundo. Cerca de 24% de todos os sites na Internet usam essa tecnologia, inclusive sites de respeito como os do New York Times, CNN e TechCrunch. Em nossa humilde opinião, o WordPress é a melhor plataforma para estratégias de Marketing de Conteúdo!

Um dos maiores diferenciais do WordPress é a quantidade incrível de plugins, criados por uma comunidade global e talentosa de desenvolvedores. Mas isso também pode ser um problema, afinal, como saber quais os melhores plugins grátis para WordPress?

Para a maioria dos profissionais, essa é uma pergunta quase pessoal. Todos temos nossos plugins preferidos, e até alguns que não são tão bons assim mas já … Read More »



Qual a melhor plataforma para fazer um Webinar?

Posted on 26th maio, by Tiago Amaral in Conteúdo, Dicas. 5 Comments

Existe uma infinidade (literalmente!) de plataformas para realizar webinars ou webconferências. Atualmente, as mais populares são o Webex, o GoToMeeting e o Google Hangout. Avaliamos as 3 e contamos para você as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Essas três plataformas possuem bons recursos e são usadas por muitos usuários. Portanto, você estará em boas mãos com qualquer uma delas. Porém, cada uma tem seus prós e contras, que podem impactar a experiência e o resultado do seu webinar. Por isso, é importante dedicar um bom tempo na escolha!

O que fará a diferença na seleção é entender o que você espera do seu webinar. É um evento para gerar leads ou para fortalecer o relacionamento com seus parceiros? Seu público é mais formal ou informal? Quantas pessoas devem participar do webinar? Ter claro … Read More »



10 dicas de como fazer um webinar de sucesso!

Posted on 20th maio, by Tiago Amaral in Dicas. No Comments

Webinars, webcasts e hangouts são uma das formas mais efetivas de gerar leads e criar um forte engajamento com sua audiência. O formato é ideal para transmitir informações mais complexas, de difícil entendimento por meio de um texto. Além disso, o vínculo gerado é muito mais pessoal, permitindo a interação por meio de perguntas e respostas.

Porém, os webinars também têm seus desafios. Fazer uma excelente apresentação é essencial para alcançar os objetivos esperados. É preciso se atentar a muitos detalhes para que nada dê errado.

A seguir, damos algumas dicas valiosas para apresentar seu webinar. Confira!

Preparação

Escolha do tema: assim como toda bom conteúdo, ele deve ser útil para seu público e apresentado de forma atraente. Não fale do seu produto, mas ofereça informações que ajudem seu potencial cliente a resolver um problema que o aflige. Você pode mencionar durante o … Read More »



Trend Micro – Relatório de Segurança Cibernética nas Américas

Posted on 19th maio, by Tiago Amaral in Relatórios. No Comments

Em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Trend Micro produziu um relatório pioneiro chamado Segurança Cibernética de Infraestruturas Críticas nas Américas. Trata-se de um estudo detalhado, com 60 páginas, sobre os riscos que governos e organizações que operam infraestruturas críticas, como energia, transporte, saúde e outros. Pesquisando mais de 25 estados membros da OEA, representando agências governamentais e setores críticos, a Trend Micro e a OEA abordam essas questões neste primeiro relatório sobre o assunto.

A 1+1>2 teve a oportunidade (e responsabilidade!) de localizar para o mercado brasileiro este importante documento.

Baixe o relatório completo



Energia Eficiente – Website e Estratégia de Conteúdo

Posted on 18th maio, by Tiago Amaral in Gestão de Conteúdo, Website. No Comments

A Energia Eficiente, consultoria especializada em viabilizar projetos de energia para empresas, buscou a 1+1>2 com o desafio de melhorar sua visibilidade e gerar oportunidades de negócio pela Internet. Com base em sua expertise na área, elaboramos uma estratégia de conteúdo que inclui a produção de posts para o blog da empresa, materiais aprofundados para os prospects e mídias sociais.

Complementando a estratégia, sugerimos um redesenho do website da empresa. Com ele, a Energia Eficiente conseguirá atrair mais tráfego por meio de conteúdo direcionado ao seu público-alvo. O uso de call-to-actions em lugares estratégicos foi projetado para aumentar os contatos gerados pelo site, garantindo que ele traga retorno ao investimento da empresa

Conheça o novo site da Energia Eficiente

 

 

 

 



8 dicas de como fazer um e-book!

Posted on 13th maio, by Thiago Fialho in Conteúdo, Dicas. No Comments

Um e-book nada mais é do que um livro digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets e e-Readers (Kindle, Kobo e Lev).

O propósito do e-book é substituir o livro de papel. Ele permite que você carregue centenas de livros na palma da sua mão e a cada dia conquista mais adeptos.

Para nós profissionais de marketing de conteúdo, o e-book pode ter um papel fundamental na hora de transformar cliques em clientes: através de uma landing page você pode oferecer seu e-book de graça em troca de alguns dados, como um endereço de e-mail ou número telefônico. Desta maneira, seu visitante ganha um livro digital e você um novo lead.

Porém, atrair visitantes para sua landing … Read More »



SIGE Cloud – E-book sobre NFC-e

Posted on 12th maio, by Tiago Amaral in E-Book. No Comments

O SIGE Cloud, o mais completo sistema de gestão empresarial em nuvem do mercado brasileiro, oferece diversas funcionalidades para as empresas que desejam gerenciar melhor suas finanças. Um desses recursos é a possibilidade de gerar Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e). Com o objetivo de explicar melhor o que é a NFC-e, e como as empresas podem aproveitá-la, desenvolvemos para a SIGE Cloud o guia “Implemente a NFC-e em 3 Etapas!”, explicando seus benefícios e um passo-a-passo para as organizações que desejam implementá-la.

Baixe o Guia “Implemente a NFC-e em 3 Etapas!

 

 



Trend Micro – Relatório Anual de Segurança de 2014

Posted on 11th maio, by Tiago Amaral in Relatórios. No Comments

Todos os anos, a equipe de especialistas de segurança cibernética da Trend Micro publica um relatório com as principais ameaças e as maiores tendências do setor naquele ano. Nós adaptamos o relatório para a Trend Micro Brasil, realizando desde a tradução até a publicação no website regional.

Baixe o relatório completo



10 melhores empresas em marketing de conteúdo de 2015

Posted on 16th abril, by Tiago Amaral in Conteúdo. No Comments

[Obs: confira a lista mais recente das melhores empresas de marketing de conteúdo]

Recentemente, a Kapost compilou uma lista das empresas que melhor utilizam marketing de conteúdo em suas estratégias de comunicação digital.

Para criar este ranking, a Kapost analisa dados objetivos como frequência de blog posts, tráfego e links direcionados ao website da empresa, seguidores nas mídias sociais e outros indicadores. Em seguida, foi realizada uma análise subjetiva considerando a qualidade do conteúdo em relação à originalidade, execução, relevância para definir as melhores.

Confira a seguir a relação das 10 melhores nesta lista:

1. LinkedIn

O LinkedIn conseguiu se posicionar como a plataforma de mídia social com conteúdo mais importante para profissionais. O “Read More »



SEO: sites adaptados para mobile serão beneficiados nas buscas do Google

Posted on 8th abril, by Thiago Fialho in Conceitos, Conteúdo, Dicas. No Comments

Muitas vezes, ao acessarmos um site através de um dispositivo mobile, nos deparamos com páginas com layouts mal elaborados nos quais o conteúdo não pode ser totalmente visualizado. Pensando nisso, o Google trouxe uma novidade aos usuários: o selo ‘Para Mobile’.

Ao realizar uma busca no Google pelo celular, você saberá com antecedência se o site possui layout responsivo e é suportado em dispositivos móveis. Além disso, a partir do dia 21 de abril de 2015, o Google passará a considerar o mobile-friendly como um “ranking signal”, ou seja, como fator para o ordenamento dos sites nas pesquisas realizadas via smartphones.

Se o seu website não carregar rápido, não for fácil de navegar e não estiver adaptado para receber os usuários de smartphones, esqueça, pois, ele não terá um bom desempenho nas ferramentas de busca. Mesmo que você … Read More »



O papel da tecnologia no marketing moderno

Posted on 28th janeiro, by Alexis Garberis in Plano de Marketing 2015. No Comments

A chave para construir uma relação duradoura com os clientes atualmente é estabelecendo um diálogo que permita conhecê-los e aprender sobre cada um deles. Desta forma, é possível estabelecer uma comunicação relevante e oferecer uma experiência personalizada.

Por isso, as comunicações em massa não servem mais. Cada cliente atual e potencial tem necessidades distintas, tornando praticamente impossível escrever uma única mensagem que alcance a todos.

Vemos que em 2015 as empresas continuarão migrando para plataformas que os ajudem a conhecer e interagir melhor com seus clientes, obtendo informação sobre o comportamento digital de cada um de seus visitante para poder tomar ações em tempo real, entregar uma experiência excepcional e única para cada um de seus clientes e prospects, e aprofundar a lealdade à marca.

Acreditamos que será essencial para as empresas identificar os usuários online e estabelecer um diálogo personalizado com cada um, permitindo conhecer melhor suas necessidades e preferências e, assim, enviar mensagens relevantes, individualizadas … Read More »



Saia do aluguel digital

Posted on 27th janeiro, by Angelo Publio in Plano de Marketing 2015. No Comments

Muitas empresas investiram, em 2014, na contratação de fornecedores para prospecção online. Os fornecedores entregam aos seus clientes corporativos uma lista de leads –informações pessoais como um endereço de e-mail de pessoas que preencheram um formulário online. Esse trabalho de geração de leads é importante para as empresas, que entregam um insumo valioso para que sua equipe interna de vendas possa gerar novos negócios.

Porém, as empresas ficam dependentes desse serviço, como se estivessem pagando por um aluguel.

A tendência para 2015 é as empresas partirem para a casa própria. Mas qual é a casa das empresas na Internet? Seu próprio website! É preciso adequar o website para que deixe de ser algo institucional e estático, para se tornarem um gerador de leads dinâmico.

Esse “sonho da casa própria” é possível através do Read More »



Tendências para o conteúdo em 2015

Posted on 22nd janeiro, by Ana Carolina Barbosa in Plano de Marketing 2015. No Comments

Na área de conteúdo, a criatividade será sempre a característica mais importante para as empresas. O marketing de conteúdo supõe uma mudança de perspectiva na maneira de se comunicar: não basta a empresa dizer o que quer, é preciso produzir e distribuir informações úteis que estimulem a criação de um diálogo com sua audiência. Não é tarefa fácil, mas é cada vez mais fundamental que as empresas deem passos na formação e manutenção de suas audiências proprietárias.

Algumas tendências devem se consolidar nos próximos anos. A primeira delas é o abandono do linguajar totalmente corporativo, mesmo em materiais mais institucionais como o site da empresa. Muitas companhias já estão buscando maneiras mais atrativas e dinâmicas de se posicionar na web. A Coca-Cola já substituiu o site corporativo por uma revista eletrônica em vários países.

Outra tendência é a valorização dos elementos … Read More »



O novo departamento de marketing

Posted on 20th janeiro, by Juliana Pederzoli in Plano de Marketing 2015. No Comments

As mudanças no marketing e em suas ferramentas afetaram o departamento de marketing de maneira irreversível. Os antigos organogramas e especialidades precisam ser revistos e, muitas vezes, completamente abandonados.

Não basta apenas criar mensagens para campanhas como antes, precisamos produzir conteúdo que mova as pessoas, que as eduquem e informem, para que no final sejamos os escolhidos pelo cliente. Para isso, a nova equipe de marketing, formada tanto por funcionários ou terceiros, precisa ser capaz de escrever, produzir vídeos e, ao mesmo tempo, possuir competências analíticas altamente específicas.

O ponto crucial é que, se antes tínhamos uma equipe com papéis e especialidades bem definidas (relações públicas, eventos, comunicação institucional etc), o departamento de marketing moderno precisa de novas habilidades e funções mais fluidas.

O orçamento dedicado a marketing também é completamente diferente e gera questões difíceis de serem respondidas. As fanpages das … Read More »



Como crescer em um cenário econômico pessimista

Posted on 16th janeiro, by Tiago Amaral in Plano de Marketing 2015. No Comments

Este é o desafio que muitas empresas enfrentarão em 2015. E a área de marketing terá um papel essencial, buscando novos clientes de formas efetivas e de baixo custo.

Mais do que desenvolver campanhas, os profissionais de marketing precisarão comprovar seus resultados e o Retorno sobre o Investimento (ROI). Por isso, o marketing digital – e especialmente o Inbound Marketing – será uma alternativa atraente para várias organizações.

Internamente, aumentará a cobrança por um novo tipo de departamento de marketing. Os profissionais da área precisarão desenvolver novas habilidades, adotar novas tecnologias, e desenvolver sua capacidade de colaborar com outros departamentos e organizações.

Outra tendência é a consolidação de disciplinas digitais. Não faz mais sentido pensar conteúdo, SEO e social media de formas separadas. Isto terá um impacto direto … Read More »



Curso Marketing de Conteúdo

Posted on 27th novembro, by Tiago Amaral in Conteúdo. No Comments

Em parceria com a ComSchool, escola de E-Commerce e Marketing Digital, desenvolvemos um novo Curso de Marketing de Conteúdo!
É um dos primeiros cursos sobre o assunto no formato vídeo-aula. Os participantes assistem ao conteúdo no seu ritmo e podem rever os vídeos a qualquer momento.

Marketing de Conteúdo está ajudando muitas empresas a alcançar novos clientes, aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seu público. Neste curso, o participante vai poder criar e implementar uma estratégia de conteúdo que traga resultados para seu negócio!

Programa do Curso

O curso está dividido em 4 módulos:

1 – Por que você precisa conhecer o marketing de conteúdo. Este módulo aborda a definição e conceitos importantes para entender e implementar o marketing de conteúdo.

2 – Preparando sua Estratégia … Read More »



O fim do reinado da TV a democracia do conteúdo

Posted on 26th novembro, by Narie Braz in Conteúdo. No Comments

Durantes anos, a televisão produziu conteúdo em massa para milhares de pessoas, reinando soberana no centro da sala de estar. Pensando de uma maneira simplificada, o seu conteúdo se resumia a jornalismo, novelas ou dramaturgia, filmes, programas de auditório e esportes. Era uma única TV para atender a necessidade de uma família de 4 ou 5  pessoas, que muito provavelmente assistiam a programação decidida pelo chefe da família.

Este cenário que se perpetuou até os anos 80, quando outras formas de conteúdo começaram a fazer parte na cena familiar. A rainha TV agora encontrou um concorrente mais democrático: o vídeo cassete, que proporcionou a esta família escolher o conteúdo do seu interesse, trouxe a possibilidade de escolher filmes de acordo com o seu gosto, na hora que fosse conveniente, e até programar a gravação de um capítulo imperdível da novela … Read More »



Vídeo: Marketing de Conteúdo em 6 minutos

Posted on 26th setembro, by Tiago Amaral in Sem categoria. 1 Comment

A convite da equipe da ComSchool, gravamos um vídeo explicando o que é Marketing de Conteúdo e dicas para quem está começando. O vídeo é curto e informativo, confira:

No vídeo, falamos:

O que é Marketing de Conteúdo – 0:24 min
Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo – 1:44 min
Por onde começar – 2:45 min
Como executar a estratégia – 3:51 min
Quais ferramentas usar – 4:38 min
Dica final – 5:43 min

Se gostou, curta e compartilhe!


Guia passo-a-passo Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Posted on 29th maio, by Tiago Amaral in Conteúdo, Inbound Marketing. No Comments

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são dois conceitos diferentes, mas complementares. São táticas que vem crescendo muito nos últimos anos, impulsionadas pelo avanço da tecnologia e pelo esgotamento de técnicas mais tradicionais de marketing.

Percebemos que os profissionais de marketing ainda têm dúvidas sobre o que são e, principalmente, como adotar essas técnicas em seu conjunto de iniciativas de marketing. Por isso, sentimos a necessidade de criar um guia informativo e leve para ajudar esses profissionais.

Em parceria com a agência web NA5, criamos o Guia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: Faça como a Natureza. Neste material, fazemos uma analogia com a maneira como as plantas usam os frutos para … Read More »



3 dicas para escrever posts mais atraentes

Posted on 10th outubro, by Aline Macedo in Conteúdo, Dicas. 1 Comment

Falamos anteriormente sobre a importância de se ter uma estratégia de conteúdo e como fazer para criar uma agenda com frequência de publicação pré-estabelecida. Agora, vamos tratar sobre como tornar suas publicações mais atraentes.

Este é um momento crucial para conseguir medir resultados propostos inicialmente. Conforme sua estratégia, o objetivo aqui é fazer com que nosso conteúdo seja:

Relevante: um assunto que realmente interessa ao seu público;
Atraente: num formato que estimule o consumo e engajamento com o conteúdo;
Constante: numa frequência que estimule seu público a interagir com você ao longo do tempo.

Conheça 3 dicas efetivas de como é possível escrever posts mais atraentes:

1. Use imagens, gráficos e vídeos

Read More »



Que tipo de empresas mais se beneficiam com Inbound Marketing?

Posted on 5th setembro, by Tiago Amaral in Conteúdo, Inbound Marketing. No Comments

O Inbound Marketing, estratégia para atrair e manter clientes por meio da criação de conteúdo valioso, é cada vez mais empregado pelas empresas. Segundo um estudo, 71% dos profissionais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo para iniciativas de geração de leads, e 37% dos profissionais também contam com uma ferramenta de marketing automation para gerar leads.

Mas o inbound marketing é útil para qualquer empresa? Existe … Read More »



Como criar Buyer Personas

Posted on 16th agosto, by Tiago Amaral in Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing Digital. No Comments

“Buyer Personas” ou simplesmente Personas é um conceito muito útil para desenvolver conteúdo interessante e relevante para seus consumidores. No post “O que são Buyer Personas e seus benefícios” contamos quais as vantagens de usar esse conceito. Agora, vamos falar sobre como criar Personas para sua empresa.

1. Entreviste seus clientes e prospects

Nada como uma boa conversa cara-a-cara para entender quem são seus consumidores e o que eles esperam! Seus clientes atuais são uma ótima fonte para que você compreenda seus desafios de negócio, que critérios usam para contratar seus serviços e como foi o processo de aquisição.

Converse também com alguns prospects  — consumidores que consideraram, mas não chegaram a comprar de você. Identifique o que eles esperavam e por quais motivos sua empresa não foi a melhor escolha. Identifique também … Read More »



Nova caixa de entrada do Gmail: Guia para profissionais de marketing

Posted on 13th agosto, by Leo Castro in Email Marketing, Igni. No Comments

Você notou alguma coisa diferente na sua caixa de entrada do Gmail? Se você é como eu que usa o Gmail principalmente através de clientes de email como Outlook ou iOS, provavelmente não.

Mas se você usa o Gmail na web, talvez já tenha encontrado uma nova caixa de entrada classificada em 5 categorias. Bem-vindo à nova caixa de entrada do Gmail, que recentemente começou a ser ativada em algumas contas da América Latina.

Como ativar a nova caixa de entrada do Gmail

Nos próximos dias, o Gmail vai ativar uma nova caixa de entrada em sua caixa de emails. De qualquer forma, você pode mudar pra o novo layout desde já.

No canto superior direito do Gmail, quando você seleciona … Read More »



O que é Marketing de Conteúdo e para que serve?

Posted on 1st agosto, by Tiago Amaral in Conteúdo, Marketing Digital. No Comments

Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair e manter clientes por meio da criação e compartilhamento de conteúdo valioso e relevante. O objetivo é informar, educar e, consequentemente, conquistar uma relação de confiança para influenciar o comportamento do consumidor.

Na prática, marketing de conteúdo consiste em produzir textos, vídeos, documentos, estudos, pesquisas, infográficos, guias e outras peças de comunicação. Se esses materiais forem interessantes e úteis para seu público, ele o buscará ativamente. Daí o conceito de Inbound Marketing, ou seja, marketing “de fora para dentro”, que atraia clientes, ao invés do tradicional marketing “de dentro para fora”, que se vale de mensagens promocionais em massa que buscam interromper o que … Read More »



De volta ao básico: Marketing Automation em B2B

Posted on 23rd julho, by Leo Castro in Igni, Marketing Automation, Marketing Digital. No Comments

Profissional de marketing B2B: A quantas destas perguntas você pode responder com um categórico “sim”?

Meus eventos recebem um acompanhamento adequado.
De cada campanha e atividade de marketing, consigo canalizar para Vendas apenas os melhores leads e evitar que percam tempo com oportunidades que não valem a pena.
Cada atividade que realizo pode ser replicada com um esforço mínimo.
Minhas campanhas são totalmente personalizadas segundo a necessidade de cada prospect e cliente naquele momento.
Posso calcular o ROI de cada atividade de geração de demanda.
A qualidade de minha base de dados é impecável.
A equipe de Vendas acredita que meu trabalho é útil.

A realidade é que, para muitos de nós, responder positivamente à algumas dessas questões requer um esforço titânico. Se você se identificou, provavelmente seu problema seja a falta de uma ferramenta adequada. E, talvez, também a falta de processos e pessoas adequados.

Segundo um Read More »


O que são Buyer Personas e seus benefícios

Posted on 19th julho, by Tiago Amaral in Conteúdo, Marketing Digital, Mídias Sociais. No Comments

“Buyer Personas” ou “Customer Personas” são personagens fictícios que representam seus diferentes tipos de clientes ou prospects. Ao contrário da definição de um público alvo, que geralmente tem descrições genéricas como classe, sexo e idade, as personas trazem um nível de detalhamento que o torna mais próximo de um cliente real.

Como as personas simbolizam um cliente ou prospect real, isso facilita o desenvolvimento de produtos e soluções tendo em mente aquele público específico. Na área de design de produtos ou software, essas personas são chamadas de “User Personas”.

Esse conceito também é útil para as áreas de marketing das empresas. Fica mais fácil criar um conteúdo ou uma campanha imaginando qual seria a reação daquela persona ao ver determinada peça de comunicação.

Especialmente para o marketing de conteúdoRead More »



Por que você precisa de uma estratégia de conteúdo para suas mídias sociais

Posted on 3rd julho, by Tiago Amaral in Conteúdo, Marketing Digital, Mídias Sociais. No Comments

Provavelmente, sua empresa já tem uma conta nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn e até no Google+. Mas você está satisfeito com os resultados alcançados? Consegue justificar esta atividade para os outros executivos de sua empresa?

Poucas empresas chegaram a este estágio. Acreditamos que, para que o investimento em mídias sociais seja válido, é preciso que as empresas tenham uma Estratégia de Conteúdo.

Afinal, o conteúdo é o combustível que vai permitir à sua empresa conquistar seguidores, leads e engajamento nas mídias sociais. Além disso, com uma estratégia implementada, o conteúdo produzido por sua empresa também poderá ser usado em outras iniciativas, como eventos, apresentações para clientes, campanhas digitais e muito mais.

Então o que uma boa Estratégia de Conteúdo deve ter?

1. Expectativas de negócios

Antes de mais … Read More »



1+1>2 fecha parcerias para oferecer solução completa de marketing digital!

Posted on 22nd janeiro, by Tiago Amaral in Parcerias. No Comments

O ano começou com força total aqui na 1+1>2. Recentemente, fechamos parcerias com duas empresas de marketing digital, ampliando os serviços oferecidos por nós.

Agora, além de produzir conteúdo para colaboração, vendas e relacionamento, também podemos ajudar:

> Na criação de sites e campanhas de marketing digital, em parceria com a NA5
> Na automação de processos de marketing e gestão de campanhas de leads, em parceria com a Igni

Cada vez mais, as empresas estão buscando agências que ofereçam soluções integradas para toda sua estratégia online. Essa estratégia precisa contemplar a infraestrutura web (sites, e-commerce), conteúdo (blogs e mídias sociais), geração de tráfego (SEO e SEM) e geração de leads (campanhas digitais, links patrocinados). Com … Read More »



Vai atualizar seu site em 2013? Confira 4 recursos que não podem faltar

Posted on 14th janeiro, by Tiago Amaral in Marketing Digital. No Comments

Pode ser que você já esteja pensando em atualizar seu site há algum tempo. Ou então, vai lançar novas iniciativas em 2013 que precisam de uma presença reforçada na web. Não importa o motivo, confira esses 4 recursos que seu novo site precisa ter!

1. Design amigável para smartphones e tablets

Em 2013, o número de tablets vendidos no mundo ultrapassará as vendas de PCs pela primeira vez (isso já aconteceu nos EUA e China em 2012). No Brasil, já existem cerca de 43 milhões de smartphones, o que representa Read More »



Roteiro da Comunidade – Um Guia para a Criação de uma Comunidade Online

Posted on 17th setembro, by Tiago Amaral in Comunidades online, Dicas. No Comments

Uma das dúvidas mais comuns para quem está pesquisando sobre Comunidades Online é: como começar? O início de uma comunidade pode ser mais difícil do que parece. Para ajudar nesse processo, montamos um guia no formato infográfico com um Roteiro para a Criação de uma Comunidade Vibrante:

(clique na imagem para ampliar)

Esse guia foi feito com base nos aprendizados da 1+1>2, por meio de conversas com várias organizações que desenvolveram comunidades de sucesso.

Qualquer comunidade tem seu próprio caminho. Por isso, não existe uma “receita de bolo” para a criação de uma. Mas esperamos que este Roteiro ajude com insights e ideias para quem está começando a jornada!

Agradecimento especial à Read More »



Entrevistas sobre Comunidades e Redes Sociais

Posted on 2nd julho, by Tiago Amaral in Comunidades online, Conversas, Redes Sociais. No Comments

Recentemente fui convidado para falar sobre redes sociais e comunidades para a Igni, uma agência com escritórios no México e na Argentina. A Igni une conhecimento de marketing com tecnologia para criar diálogos personalizados com cada cliente.

Quem se arrisca no espanhol, vale a pena conferir:

Entrevista sobre Redes Sociais > 

Entrevista sobre Comunidades > 

Quem gosta de marketing e lê espanhol, recomendo que conheçam o blog da Igni sobre tecnologia em marketing, chamado Read More »


Sobre o Hub e a Hub Escola

Posted on 25th abril, by Tiago Amaral in Curtas, Eventos. No Comments

Ontem tive o prazer de fazer parte da Hub Escola, um festival de atividades promovido pelo The Hub São Paulo. Conduzi a atividade O que há por trás das grandes comunidades, que foi sensacional. Agradeço aos participantes pela participação e pela discussão. Compartilho a apresentação a seguir, para matar a curiosidade de quem não pôde estar presente.

Hub Escola 2012 – O que há por trás das grandes comunidades?

Sou membro do Read More »


“O que há por trás das grandes comunidades” na Hub Escola de Outono

Posted on 30th março, by Tiago Amaral in Comunidades online, Curtas, Eventos. No Comments

Em Abril, acontece uma nova edição da Hub Escola, um festival que reunirá 54 atividades sobre os  temas: inovação, empreendedorismo e consciência.

Na edição passada, eu tive o prazer de organizar a atividade “O que há por trás das grandes comunidades“, falando sobre os aprendizados que selecionei de conversas com várias organizações que conseguiram criar redes de colaboração.

Esse ano vou repetir a dose, com muito conteúdo novo! Também haverá uma atividade prática, para que os participantes comecem a desenvolver um “roteiro” para suas próprias comunidades.

Para saber mais sobre a atividade “O que há por trás das grandes comunidades: o poder da colaboração“, acompanhe a Read More »


Qual a receita para a criação de comunidades online?

Posted on 28th março, by Tiago Amaral in Comunidades online, Dicas. No Comments

Será que existe uma fórmula para a criação de comunidades online? Bom, parece que alguém conseguiu encontrar uma receita que funciona (pelo menos, para eles!).

Quem fez esta façanha foi a Stack Exchange. Eles se concentram num único objetivo: criar sites de perguntas e respostas de assuntos específicos, formado por uma comunidade de especialistas no tema. Suas comunidades não são um lugar para relacionamento, apenas tirar dúvidas sobre um assunto específico.

A empresa começou com o site Stack Overflow, dedicado a programadores. Com o sucesso deste site, começaram a lançar outros semelhantes, sobre diferentes temas. Hoje são mais de 80 sites, com mais de 35 milhões de visitantes … Read More »



OPEN, uma alternativa colaborativa à PIPA/SOPA

Posted on 16th fevereiro, by Tiago Amaral in Crowdsourcing, Curtas. No Comments

Nos últimos meses, grandes sites como Wikipedia, Google e WordPress se manifestaram contra às propostas de lei PIPA e SOPA, conquistando o apoio e a participação da opinião pública. O arquivamento dos projetos foi uma bela vitória para a Internet livre.

Mas como criar uma legislação que protege a propriedade intelectual e ao mesmo tempo mantém a Internet aberta? De forma coerente com o conceito de “Internet aberta”, o projeto #OPEN Act propõe criar essa legislação em conjunto com os cidadãos. Puro crowdourcing!

Sem entrar no mérito se o projeto de lei … Read More »


O que há por trás das grandes comunidades? Principais Descobertas de 2011

Posted on 15th dezembro, by Tiago Amaral in Conversas, Dicas. No Comments

Durante todo o ano de 2011, tive a oportunidade de conversar com diversas organizações, desde multinacionais, organizações sem fins lucrativos, startups e pequenos grupos informais. O que todos eles tinham em comum é o fato de terem conseguido criar grandes comunidades e redes de colaboração.

Na apresentação abaixo, resumo algumas das principais descobertas. Espero que gostem!

ATUALIZADO: Se preferir, veja no formato pdf: O que há por trás das grandes comunidades? Principais Descobertas de 2011

Gostaria de agradecer a todas as pessoas que apoiaram e dedicaram seu tempo para ajudar este projeto. De certa forma, esse também é um trabalho coletivo de todos que participaram. Muito obrigado!

E em 2012 tem mais. Aguardem mais revelações! 😉


Belo Monte – um marco para o financiamento colaborativo no Brasil

Posted on 14th dezembro, by Tiago Amaral in Crowdfunding, Curtas. No Comments

Nesta semana, o documentário Belo Monte – Anúncio de uma Guerra, conseguiu o apoio de mais de 3.300 pessoas e arrecadou pelo menos R$ 133.900,00 para a produção deste documentário. Ainda faltam 8 dias para o término do prazo, então este número certamente aumentará significativamente.

Trata-se do maior projeto financiado por uma plataforma de financiamento colaborativo – ou crowdfunding – no Brasil. Por isso, acredito que vale a pena comemorar este marco, independente da posição pessoal a favor, contra ou indiferente à construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Recentemente, houve um buzz muito grande nas redes sociais sobre o assunto, … Read More »



3 Lições de Como Criar um Movimento

Posted on 27th outubro, by Tiago Amaral in Dicas, Vídeo. No Comments

Jeremy Heimans era um garoto-prodígio, daqueles que parece tão adulto que dá até um pouquinho de medo. Podia tranquilamente ser o garotinho em um filme de terror. Diferentemente de outros garotos-prodígios, ele continuou inteligente depois de crescer.

Jeremy queria mesmo fazer a diferença no mundo. Percebendo as imperfeições do sistema democrático, que impõem muitos limites ao impacto que os governantes podem ter, resolveu tentar algo diferente. Se tornou um Empreendedor de Movimentos.

Fundou a Purpose, empresa que está envolvida em movimentos como o Avaaz, LIVESTRONG Action, Read More »


E-mail Marketing é coisa do passado?

Posted on 13th setembro, by Tiago Amaral in Distribuidores & Mercado, Outros textos. No Comments

– Texto originalmente publicado na revista Distribuidores & Mercado, agosto/2011. –

Com a recente evolução das tecnologias de comunicação, especialmente nos campos da mídia social e da mobilidade, uma ferramenta ficou de fora das conversas: o e-mail. No universo do marketing, o mesmo acontece, e o e-mail tem ficado em segundo plano. Já há até especialistas que argumentam que o e-mail se tornará uma ferramenta obsoleta num futuro próximo.



Valor pessoal, comum, público, cívico, e a importância do gerenciamento

Posted on 9th setembro, by Tiago Amaral in Conceitos, Dicas, Livro. No Comments

Acabo de ler o livro “A Cultura da Participação“, do Clay Shirky, um dos maiores pensadores sobre o impacto da Internet e das Mídias Sociais na sociedade. O livro analisa como estas novas mídias estão mudando nossos comportamentos em comparação à mídia tradicional, em que a possibilidade de participação era extremamente limitada. Estamos nos acostumando cada vez mais a participar ativamente da conversa e isso gera novos valores que ainda estão sendo entendidos pela sociedade.

Numa das passagens, ele explica a diferença entre valor pessoal, comum, público e cívico do conteúdo produzido pelos usuários destas novas mídias. O valor pessoal é criado quando publicamos algo simplesmente pelo prazer intrínseco de participar ativamente, de compartilhar algo com nossos amigos e conhecidos. Uma foto, uma frase no mural, um texto são bons exemplos. O interessante é que estes … Read More »



Redes Direcionadas para Causas Sociais

Posted on 25th agosto, by Tiago Amaral in Conversas, Redes Sociais. 2 Comments

Tenho notado que as organizações do terceiro setor — como ONGs, fundações, institutos etc — têm um interesse especial na formação de redes e grupos de apoiadores. Acredito que por vários motivos, mas principalmente a dificuldade que muitas delas têm em conseguir pessoas e dinheiro para viabilizar seus projetos. Isso faz com que essas organizações sejam mais criativas e busquem unir forças com outros grupos que têm interesses semelhantes.

Recentemente, tive a oportunidade de conhecer a Rede Social Grande Oeste, um grupo muito bem sucedido que pode servir como inspiração para outras organizações do terceiro setor interessadas em criar suas redes.

A Rede Social Grande Oeste é um grupo que reúne organizações interessadas em contribuir para o desenvolvimento humano e social das … Read More »



Ecovilas, Cohousing e Outras Comunidades Reais

Posted on 17th agosto, by Tiago Amaral in Conversas. 2 Comments

Vivemos cercados por comunidades. Além de nosso bairro, também interagimos com uma infinidade de comunidades online, mesmo que seja só para fazer uma consulta na Wikipedia. Afinal, todos gostam de conversar, interagir e passar tempo junto das pessoas com quem compartilham afinidades. Mas você já imaginou como é VIVER com essas pessoas?

Bom, comunidades assim existem. E não são nenhuma novidade: em toda história existiram comunidades assim, como os kibutz em Israel, as ashrams na Índia e os quilombos aqui no Brasil.

Essas Read More »


Colaborativismo no Mod MTV

Posted on 8th agosto, by Tiago Amaral in Crowdfunding, Crowdsourcing, Curtas, Vídeo. No Comments

Fazia anos que não assistia a MTV, foi uma ótima surpresa descobrir esse programa. Esse episódio sobre Colaborativismo fala sobre Star Wars Uncut, Kickstarter, Queremos, Flattr e outros projetos muito legais.

Parte 1
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ejDevKLTLO8]

Parte 2
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gU_D1Cxel8U]

Infelizmente não me lembro onde vi para agradecer…


Conteúdo que gera confiança

Posted on 1st agosto, by Tiago Amaral in Distribuidores & Mercado, Outros textos. No Comments

— Texto originalmente publicado na revista Distribuidores & Mercado, julho/2011. —

A atividade de Vendas está intimamente associada a confiança. Não é a toa que as marcas têm um papel tão importante nos processos de decisão de uma compra. Antes de optarmos por adquirir um produto ou serviço, precisamos ter um certo grau de confiança na empresa ou na pessoa que está nos vendendo. Esse grau de confiança varia de acordo com o valor do produto, ou ainda, com seu impacto nos negócios do cliente. Para produtos ou serviços mais caros, que impactam diretamente nos negócios de uma empresa, será necessária uma sucessão de experiências positivas até que um cliente em potencial decida … Read More »



Sobre a atividade ontem no Hub Escola

Posted on 27th julho, by Tiago Amaral in Curtas, Eventos. No Comments

Foi legal demais a atividade “O que há por trás das grandes comunidades” que rolou ontem no Hub Escola de Inverno!

Muito obrigado a todos os participantes e aos projetos! 

Em especial, adorei a parte interativa em que os participantes puderam sugerir estratégias para as comunidades/audiências de 6 projetos: Catarse, Ecotece, Muda de Ideia, Global Talent, Descola.org e 1 pela Música. Os representantes de cada projeto “abriram as portas” e compartilharam … Read More »


Guarda-Chuva Comunitário: será que isso daria certo na sua empresa?

Posted on 26th julho, by Tiago Amaral in Curtas, Imagens. No Comments

Uma ideia simples e bacana pra implementar na sua empresa:

Logo abaixo de “Guarda-Chuva Comunitário” tem um aviso que diz: “Devolva Aqui Após Usar”. E aí, será que daria certo na sua empresa?

Esse aí foi visto no Hub São Paulo. Se quiser ver ao vivo, passe por lá hoje à noite e aproveite para participar da atividade “O que há por trás das grandes comunidades“. 😉



Quando NÃO é legal ter uma comunidade: sites de reclamações

Posted on 19th julho, by Tiago Amaral in Comunidades online, Conversas, Entrevistas. 2 Comments

Muitas empresas estão descobrindo os benefícios de criar uma comunidade online e estimular a interação entre seus consumidores. Bom, nem sempre. Afinal, o que acontece quando um grupo de clientes se une para reclamar da sua empresa?

Um exemplo é site Reclame Aqui, o principal espaço online – com 5 milhões de usuários cadastrados – onde os consumidores podem se reunir para reclamar de produtos, serviços e marcas.

Mas existem empresas que conseguiram transformar situações desagradáveis em uma oportunidade. Afinal, o site não serve apenas como um lugar para reclamar, mas também numa fonte de pesquisas sobre a qualidade do atendimento ao cliente oferecido. Além de destacar as empresas com mais reclamações, as empresas com Read More »



Apresentação “O que há por trás das grandes comunidades” dia 26/7 na Hub Escola de Inverno

Posted on 5th julho, by Tiago Amaral in Eventos. No Comments

Entre os dias 11 a 31 de julho acontece a HUB Escola de Inverno, em São Paulo. A Hub Escola é um festival de aprendizado em que ocorrem cursos e workshops de empreendedorismo, comunicação, inovação, sustentabilidade entre outros temas. No início do ano, na edição de Verão, participei de 2 atividades e foi uma experiência incrível! Nesta edição de julho serão 49 atividades (só!) com foco em Consciência, Inovação e Empreendedorismo.

E no dia 26/julho, das 19:30 as 22:00, conduzirei a atividade “Read More »



Como Membros Fundadores podem ajudar sua nova comunidade online?

Posted on 4th julho, by Tiago Amaral in Comunidades online, Dicas. No Comments

No início de uma comunidade, é importante atingir rapidamente uma massa crítica de atividades. Uma vez que exista uma quantidade de atividade sendo criada constantemente pelos próprios membros, a comunidade começa a crescer de forma natural e autossustentada.

Isso é importante por dois motivos: conforme a comunidade se expande, mais atividade é produzida, agregando mais valor aos membros, o que ajuda a atrair novos participantes, e assim por diante, criando um círculo virtuoso. E o segundo motivo é que libera tempo para que o gerente da comunidade se envolva em outras atividades igualmente importantes.

Uma estratégia para que essa quantidade de atividade seja alcançada rapidamente é contar com um grupo de membros fundadores. O princípio por trás desse grupo … Read More »



Crie conteúdo que incentive a participação em sua comunidade online

Posted on 29th junho, by Tiago Amaral in Comunidades online, Dicas. 1 Comment

Muitas empresas investem bastante tempo produzindo conteúdo original para suas comunidades, ou então, compartilhando notícias sobre o segmento de mercado a que aquele grupo pertence (por exemplo, notícias de tecnologia para uma comunidade de profissionais de TI).

Esta pode não ser a melhor abordagem. Por dois motivos:

Você não conseguirá concorrer com empresas de mídia especializadas. Ao republicar notícias destes veículos, você agrega muito pouco para seus membros. Eles preferirão acompanhar as fontes originais do que sua rede.
Isso não estimula os membros a participarem. É provável que você atraia pessoas interessadas simplesmente em consumir aquele conteúdo, que em seguida deixarão sua comunidade. Dificilmente elas se tornarão membros ativos da sua comunidade. Muitos gerentes de comunidade inclusive acreditam que isso é o normal e obedecem a uma “regra” de Read More »


As armadilhas das mídias sociais

Posted on 24th junho, by Tiago Amaral in Distribuidores & Mercado, Outros textos. No Comments

A partir deste mês, escreverei mensalmente para a revista Distribuidores & Mercado, voltada à área de Tecnologia e Informática. Nesta coluna, falarei sobre como empresas do segmento de TI podem utilizar algumas ferramentas de marketing para fidelizar e conquistar clientes.

Nas últimas semanas, conversei com algumas empresas que estavam um pouco decepcionadas e confusas com relação às suas estratégias nas mídias sociais. Por isso, a primeira coluna trata disso. Espero que gostem!

As armadilhas das mídias sociais

A essa altura do campeonato, é muito provável que sua empresa já esteja nas redes sociais. Você criou um perfil no twitter, uma página no Facebook, outra no LinkedIn e até um … Read More »


Sites de “troca de hospitalidade” – você se hospedaria na casa de um desconhecido?

Posted on 17th junho, by Tiago Amaral in Comunidades online, Startups e Ideias. No Comments


Panorama da cidade de São Paulo – foto

 

Sou paulistano e adoro São Paulo, mas sempre imaginei qual seria minha impressão da cidade se eu fosse um turista e estivesse visitando SP pela primeira vez. Não é uma cidade fácil de se conhecer. Os lugares turísticos ficam muito longe uns dos outros e, falando a verdade, não são lá muito “turísticos”. Acho que o legal de SP são as pequenas surpresas, restaurantes, bares, baladas, coisas que só quem mora aqui conhece.

Quem visita SP com um amigo local se diverte muito mais. E isso certamente acontece em todas as grandes cidades do mundo também. Por isso, as redes sociais são tão importantes para o universo do turismo.

Alguns serviços online permitem que você encontre pessoas e acomodações em cidades … Read More »


Vídeo: entrevista com Clay Shirky

Posted on 8th junho, by Tiago Amaral in Entrevistas, Redes Sociais, Vídeo. No Comments

Fantástica essa entrevista com Clay Shirky feita pelo Link, do Estadão. No vídeo, ele aborda o papel das novas tecnologias de comunicação nas revoluções que estão acontecendo no mundo árabe.

Vídeo: entrevista com Clay Shirky.

Clay Shirky é um dos “gurus” das mídias sociais e dos efeitos da Internet em nossa cultura. Para ele, o uso que está sendo feito da Internet e das mídias sociais nos protestos do mundo árabe podem ser agrupados em três categorias:

Sincronização: a habilidade de demonstrar o que você pensa, e saber que outros pensam da mesma forma que você, dá outra dimensão às manifestações.
Coordenação: organizar rapidamente protestos e atividades sem o apoio do Estado, … Read More »


Dores do Parto de uma Comunidade

Posted on 6th junho, by Tiago Amaral in Comunidades online, Dicas. No Comments

Muitas empresas encaram o lançamento de uma comunidade como uma atividade de marketing, como se fosse o lançamento de um produto. Esse é um grande erro. Quando se lança um produto, ele está testado e pronto para entregar os benefícios prometidos. Já uma comunidade é um “produto” em constante desenvolvimento. Os benefícios trazidos por ela só são plenamente realizados quando esta comunidade já atingiu uma massa crítica, tem um número significativo de membros e muita atividade.

Quando novos visitantes chegam a essa comunidade, encontram muitas discussões e atividades para participar. Se você lançar uma comunidade como lança um produto, provavelmente terá um grande número de pessoas que se frustarão ao ver que ela está “vazia”. A maioria delas não retornará.

Algumas dicas … Read More »


1+1>2 é mais 1 pela Música!

Posted on 3rd junho, by Tiago Amaral in Crowdfunding, Startups e Ideias. 1 Comment

Este humilde blog está apoiando o novo projeto 1 pela Música. É um projeto que está nascendo agora, com o objetivo de tornar simples e divertido apoiar novos artistas.

Funciona da seguinte forma: em alguns estabelecimentos apoiadores, você pode contribuir com apenas R$ 1,00. Fazendo isso, você ganha um cartão com um código. Acessando o site do projeto, você informa o código e baixa 1 CD com as músicas do artista. O mais bacana é que com a sua contribuição de apenas R$ 1,00, você estará ajudando o artista a gravar o seu segundo CD. Assim que ele estiver pronto, você receberá o link em seu e-mail e poderá baixar o novo álbum.

Ou seja, … Read More »


Massa Crítica e o Valor das Redes

Posted on 26th maio, by Tiago Amaral in Comunidades online, Conceitos, Infográfico. 1 Comment

Muito legal esse infográfico publicado pelo GetSatisfaction sobre o efeito das redes. Interessantes também os conceitos de Valor de Rede e Massa Crítica. (Clique para aumentar a imagem.)

O Valor da Rede é interessante conceitualmente, mas na prática é extremamente difícil de ser calculado, já que depende de muitas variáveis do comportamento humano (um exemplo besta: se você tiver 1.000 amigos no Orkut mas não utiliza mais essa rede, ela não tem valor nenhum para você).

Já o conceito de massa crítica é mais útil na prática. Em física, é a quantidade … Read More »


Entrevista com o consultor de comunidades online, Richard Millington

Posted on 20th maio, by Tiago Amaral in Conversas, Dicas, Entrevistas. 2 Comments

Conheci o blog do Richard Millington, Fever Bee, outro dia e gostei muito do seu conteúdo direto e das dicas práticas para quem gerencia comunidades online. Ele já ajudou diversas comunidades online, a maioria de games, e agora dá consultoria e treinamentos para organizações.

Estou participando de um curso dado por ele, The Pillar Summit, e está sendo uma experiência incrível. No curso, participam profissionais do mundo todo que gerenciam comunidades online muito legais. Pretendo falar de algumas delas em breve!

Convidei o Richard para contar mais sobre seu trabalho e dar algumas dicas para quem está começando (ou repensando) a criar … Read More »


Qual o tamanho ideal para uma comunidade?

Posted on 17th maio, by Tiago Amaral in Dicas. No Comments

A maioria das organizações tende a buscar sempre uma comunidade maior. Isso, muitas vezes, é um erro. O motivo é simples: um excesso de participantes na comunidade joga contra seu objetivo. Para evitar cair nessa armadilha, é muito importante ter claro os objetivos que se esperam desta comunidade — algo bem óbvio, mas que muitas vezes acaba sendo “esquecido”.

Por que buscar um excesso de membros é um erro:

1. Paixão por um interesse comum. Para que uma comunidade beneficie uma empresa, é importante atrair aquelas pessoas que compartilham apaixonadamente um mesmo interesse. Se você buscar incessantemente novos membros, em algum momento terá que atrair pessoas que não se importam tanto com o assunto discutido nela.

 2. Sentimento de pertencimento à comunidade. Para criar esse sentimento nos membros, além da paixão, é necessário que as pessoas se conheçam suficientemente bem para que comecem a interagir entre si. Isso exige confiança — e leva tempo. Se você inundar sua … Read More »


Bate-papo com a ONG Sou da Paz

Posted on 13th maio, by Tiago Amaral in Conversas, Entrevistas. 2 Comments

Há cerca de dois anos, tive a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do Sou da Paz. Talvez você se lembre deles pela campanha em que várias celebridades faziam um gesto que lembrava um pássaro com as mãos:

O Sou da Paz é uma ONG dedicada “influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência”. O que eles fazem melhor é articular diversos grupos para implementar projetos nas comunidades mais afetadas pela violência. Entre esses grupos, estão orgãos governamentais, associações de moradores, igrejas e grupos informais como pixadores, skatistas, músicos etc.

Então, apesar de não serem uma comunidade, eles são especialista na arte da colaboração.

Conversei com Keyllen Nieto, coordenadora dos projetos envolvendo Read More »


Aplicativo do Facebook brasuca entra na onda do consumo colaborativo

Posted on 9th maio, by Tiago Amaral in Consumo Colaborativo, Startups e Ideias. No Comments

Um novo aplicativo para o Facebook, chamado INIO (I Need, I Offer), promete ajudar o pessoal interessado em se livrar de seus objetos sem uso e adquirir outros.

Este tipo de serviço que facilita a troca e o compartilhamento é uma tendência, chamada de Consumo Colaborativo. O interessante é que o INIO é um projeto brasileiro, desenvolvido por Gabriel Schon.

É uma tendência muito legal, torço para que ela pegue!


Clube de Autores e a Frequência em Ser Relevante

Posted on 20th abril, by Tiago Amaral in Conversas, Crowdsourcing. 1 Comment

Na semana passada, conversei com o Ricardo Almeida, Diretor Geral do I-Group e do Clube de Autores. Queria saber mais especificamente sobre o Clube de Autores que, como o nome diz (e me sinto até meio idiota escrevendo isso), é uma comunidade de autores (duh)!

No Clube de Autores, o próprio autor de um livro pode divulgar e vender diretamente sua obra. As vendas são feitas por comércio eletrônico e a produção, sob-demanda. É interessante como o projeto surgiu, em maio de 2009, a partir do interesse pessoal dos criadores, que queriam disponibilizar os livros que haviam escrito. Antes da criação deste tipo de modelo, os autores tinham 2 opções: publicar um livro via editorial, que é extremamente limitante porque favorece os temas com mais possibilidade de sucesso comercial, ou pagar uma … Read More »


“Construa Comunidades, Não Audiência”

Posted on 18th abril, by Tiago Amaral in Dicas, Imagens. 2 Comments

Ótimo pensamento que recebi hoje por e-mail do Startup Daily, chamado “Marketing para o Longo-Prazo“.

Existem diversos métodos que trarão picos de tráfego para seu site ou negócio online. Porém, este tipo de tráfego é fugaz e frequentemente tem pouco valor. Focar totalmente em números é reflexo da era do marketing de massa.

Construa Comunidades, Não Audiência.


Qualidade supera quantidade. É mais importante ter a atenção de poucos que estão realmente interessados no que você está fazendo, do que o interesse momentâneo de milhares que irão esquecê-lo amanhã. Concentre-se em ser realmente útil e sincero e faça sua comunidade crescer um relacionamento de cada vez.


Brechó Virtual – tendência de consumo colaborativo?

Posted on 12th abril, by Tiago Amaral in Consumo Colaborativo, Startups e Ideias, Vídeo. 2 Comments

Hoje no Jornal Hoje passou uma matéria interessante sobre os Brechós Virtuais. Segundo a reportagem, é uma nova tendência de consumo colaborativo.

Eu não conhecia, fui pesquisar na internet. Parece que o negócio não é tão novidade assim, existem vários sites anunciando peças de roupa usadas. Pelo que vi, todos os sites são na verdade blogs, feitos por pessoas interessadas em vender ou trocar suas roupas que nunca são usadas (praticamente 100% são mulheres). Nada extremamente profissional, mas certamente há oportunidades de negócios bem promissoras em torno disso.

Lá fora … Read More »


Mas pera aí… O que é uma comunidade?

Posted on 8th abril, by Tiago Amaral in Conceitos, Dicas. 5 Comments

Em minhas conversas com o povo envolvido em comunidades, sempre acaba surgindo essa pergunta: mas, pera aí, o que diabos você quer dizer com “comunidade”?

Mesmo antes de começar esse blog, percebi que a principal dificuldade de falar sobre o assunto era justamente essa questão. É uma coisa tão óbvia para nós que nem paramos para pensar sobre seu significado. Porém, cada pessoa  usa essa palavra de uma forma diferente e isso acaba criando uma grande confusão. Cada um tem sua própria interpretação do que é uma comunidade.

Depois de algumas andanças e conversas, acho que consegui ter um entendimento mais claro do que é uma comunidade (sem dúvida sou muito devagar, um “slow learner” pra ficar mais elegante). Vou tentar definir de um jeito bem simples.

Para uma comunidade existir são necessárias 3 condições:

Um grupo de pessoas
que compartilham algo (interesses, comportamentos, região em … Read More »


As gerações das franquias e os níveis de colaboração

Posted on 1st abril, by Tiago Amaral in Conversas. No Comments

Todo o mundo sabe que o Big Mac é o sanduíche de maior sucesso da rede McDonald’s. Criado há mais de 40 anos, 550 milhões de Big Macs são vendidos todos os anos, ao redor do mundo. Ele se tornou um símbolo da cultura norte-americana, do junk food, do capitalismo. Existe um índice para comparar a valorização de moedas com seu nome e até um museu dedicado a este famoso sanduba!

Mas o que você talvez não saiba é que ele não foi inventado por um funcionário do McDonalds! Quem o criou foi um franqueado, Jim “MJ” Delligatti. Se considerarmos que uma rede de … Read More »


2 vídeos sobre Consumo Colaborativo

Posted on 25th março, by Tiago Amaral in Consumo Colaborativo, Startups e Ideias, Tendências, Vídeo. 3 Comments

Muito bacana esse vídeo (que o pessoal do movere.me tuitou essa semana) sobre Consumo Colaborativo:

[vimeo http://vimeo.com/11924774]

 

Já havia visto um vídeo no TED com a autora, Rachel Botsman (é impressão minha ou ela lembra a Sandra Bullock?). É mais comprido, mas quem se interessar pelo assunto vai gostar.

[ted id=1037]

Esse segundo quem me indicou foi o pessoal da NA5.


Crowdfunding também pode ser útil para grandes empresas?

Posted on 23rd março, by Tiago Amaral in Crowdfunding. No Comments

Antes de mais nada, esse não é um blog sobre crowdfunding! Mas o assunto está mesmo em evidência e é difícil não falar sobre ele… Essa semana li uma matéria na Wired sobre o Kickstarter — referência para a grande maioria dos projetos e plataformas de crowdfunding. A matéria conta um pouco sobre o nascimento e os bastidores da empresa. Se você, assim como eu, adora histórias de startups, vai gostar de ler.

Mas além disso, duas coisas me chamaram a atenção. A primeira é uma lista com 5 dicas para quem quer lançar um projeto no Kickstarter. Comparei com os Read More »


Por que todo mundo está falando sobre comunidades?

Posted on 18th março, by Tiago Amaral in Apresentação, Dicas. 2 Comments

O objetivo desse blog é tentar encontrar respostas para algumas perguntas sobre comunidades. E, conforme o tempo avança, as respostas para algumas questões vão tomando forma e ficando mais claras. Uma delas é: Por que, com o advento da Web 2.0 e a popularização das redes sociais, parece que todo mundo está falando sobre comunidades? E emendando uma pergunta na outra: por que alguém deveria tornar seu negócio mais colaborativo?

Dessa vez resolvi inovar e fazer um post no formato de apresentação. (Espero que fique legal, deu mais trabalho do que imaginava!)

 

Minha ideia é começar a responder a mais perguntas em breve. Então, deixe um comentário para que eu saiba sua opinião!

 

 


7 pontos a considerar em seu projeto de crowdfunding

Posted on 9th março, by Tiago Amaral in Conversas, Crowdsourcing, Dicas. 4 Comments

Nos últimos meses parece que o tema crowdfunding está tomando força no Brasil. Além de notícias sobre projetos de fora muito bem sucedidos (como a pulseira para iPod Nano que arrecadou quase US$ 1 milhão) e alguns simplesmente bizarros (uma estátua do Robocop que será construída em Detroit), novas plataformas e projetos interessantes vem surgindo com mais frequência aqui mesmo no Brasil.

Até o Robocop entrou na onda do crowdfunding.

Crowdfunding significa, basicamente, Financiamento Colaborativo. É a possibilidade de tirar uma ideia do papel com contribuições relativamente pequenas … Read More »


Sobre o Software Livre e a filosofia do Ubuntu

Posted on 2nd março, by Tiago Amaral in Conversas, Entrevistas. No Comments

Um viajante poderia chegar um vilarejo e não precisar pedir por água ou comida. Quando ele parasse, as pessoas dariam a ele comida e atenção. Este é um aspecto do Ubuntu, mas ele tem vários. Ubuntu não significa que as pessoas não devam enriquecer. Mas a questão é: você enriquecerá para possibilitar que a comunidade ao seu redor prospere?

Nelson Mandela

Ubuntu é uma é uma filosofia africana que trata sobre os relacionamentos e alianças entre as pessoas. Porém, pessoas mais familiarizadas com a tecnologia devem conhecer o termo por ser o sistema operacional de código aberto mais utilizado no mundo.

O Ubuntu é gratuito e seu código é baseado no Read More »


A Guerra ao Terror e as Redes Colaborativas

Posted on 28th fevereiro, by Tiago Amaral in Redes Sociais. No Comments

(foto: Foreign Policy)

O que um assunto como Guerra ao Terror está fazendo em um blog sobre redes e comunidades? Por que ela ilustra como a formação de redes está mudando a forma como os homens se organizam e colaboram, até mesmo numa das mais antigas atividades humanas: a guerra.

Os dois combates que estão sendo travados simultaneamente pelos Estados Unidos têm em comum o fato que seus inimigos são uma coleção de células independente, sem uma hierarquia fixa de cadeia de comando. Tanto os Talibans como a Al Qaeda são mais uma rede do que um exército, mais uma comunidade de interesses que uma estrutura organizada.

Essas duas organizações são um grande paradoxo … Read More »


Aprendizado Simples sobre Comunidades

Posted on 24th fevereiro, by Tiago Amaral in Eventos. No Comments

Na terça-feira participei do encontro “Para que Envolvimento Comunitário?” no Hub Escola. O evento foi muito legal, cada participante pôde contar sua experiência com as comunidades em que está envolvido e foi uma grande oportunidade de conhecer projetos, comunidades e pessoas interessantíssimas. Alguns dos projetos (que me lembro agora):

Viva Condomínios, uma empresa que  promove a convivência saudável dos moradores. Trazem soluções inovadoras como: painel, mural web, cards e eventos.
Instituto Lina Galvani, focado em Desenvolvimento Comunitário, contribui para o protagonismo das comunidades e aumento de seu capital social.
Visão Futuro, um projeto que aplica o conceito de FIB (Felicidade Interna Bruta) ao Desenvolvimento Comunitário
Projeto Cooperação, que compartilha soluções cooperativas com organizações e na forma de cursos.
Read More »


Para que Envolvimento Comunitário? Encontro hoje no Hub Escola

Posted on 22nd fevereiro, by Tiago Amaral in Eventos. No Comments

Hoje vai rolar um encontro muito interessante no Hub São Paulo, com várias pessoas interessantes envolvidas em projetos de comunidades. A ideia é discutir o tema comunidade e buscar respostas para a pergunta “Para que Envolvimento Comunitário?” O bacana é que haverá representantes de comunidades bem diferentes, para fomentar discussões e perguntas interessantes (eu serei um deles!)

O evento é livre, basta se inscrever pelo site: http://hubescola.com.br/events/desconferencia-para-que. Apareça por lá!

 


A experiência com Crowdfunding e Redes Colaborativas do documentário Eu Maior

Posted on 18th fevereiro, by Tiago Amaral in Conversas, Crowdsourcing, Vídeo. 1 Comment

Ontem participei de um encontro organizado pelo Hub Escola onde os realizadores do projeto Eu Maior contaram detalhes da produção do documentário e em seguida rolou uma discussão sobre o tema crowdfunding e redes colaborativas.

Eu Maior é uma produção independente que aborda os temas autoconhecimento e a busca da felicidade. 30 pessoas com histórias de vida inspiradoras estão sendo entrevistadas e serão a base do filme.

Uma das coisas interessantes sobre o projeto é que ele está sendo parcialmente financiado pelo sistema de crowdfunding. Ou seja, qualquer um pode colaborar com sua produção. Essa forma de … Read More »


Entrevista com a Comunidade de Legendadores InSUBs

Posted on 17th fevereiro, by Tiago Amaral in Conversas, Entrevistas. 6 Comments

Acho que a maioria de nós, em algum momento das nossas vidas, já fizemos algum tipo de trabalho simplesmente pelo prazer de realizá-lo, ou ainda por acreditar na importância dele. Pode ter sido algo simples como organizar uma viagem de formatura, um evento, um time de futebol ou até participar de algum tipo de ONG como Cruz Vermelha, Green Peace, Médicos sem Fronteiras.

Um desses trabalhos voluntários bem diferente, mas muito interessante, é a comunidade de legendadores. Provavelmente você já assistiu a algum filme ou série que contava com uma dessas legendas. Quem a criou foi uma equipe de 5 a 30 pessoas, que doou seu tempo e conhecimento de outro idioma para disponibilizar para um desconhecido, sem nenhum custo.

Além de trabalhar sem nenhuma remuneração, elas correm um certo risco. Essa é uma … Read More »


O trabalho coletivo reduz o valor de produtos e serviços?

Posted on 15th fevereiro, by Tiago Amaral in Crowdsourcing, Online, Vídeo. 1 Comment

Já faz uns dias que queria colocar este post mas andei meio sem tempo, então desculpe se perdi o timing da novidade. Mas acho que a discussão ainda é válida: será que o trabalho coletivo abaixa o valor dos produtos/serviços?

O que me fez pensar sobre o assunto foi essa reportagem do programa Mundo S/A, da Globo News, que foi ao ar no dia 07/02:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7-NLev6Ps_8]

A matéria conta a história da WeDoLogos, uma empresa que conta com uma comunidade de designers que cria logotipos para empresas a partir de R$ 195,00. Funciona assim: você precisa de um logotipo da sua empresa e quer gastar, digamos, R$ 300. Então você publica essa proposta … Read More »


Camiseteria e as comunidades de artistas online

Posted on 10th fevereiro, by Tiago Amaral in Conversas, Crowdsourcing, Online. No Comments

Outro dia vi esse vídeo na Internet, que me fez pensar como a Internet está mudando radicalmente o mercado de arte:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-oo7_eFftuM]

O vídeo é uma grande sátira, mas é bem realista. Fazer arte profissionalmente na Renascença era um negócio para poucos. Exigia muita especialização e custo alto. Não era barato fazer um Davi ou uma Capela Sistina. Sem falar na vida de dedicação dos artistas, custo que só podia ser bancado por grandes mecenas e pela Igreja Católica.

Para ser justo, não foi só a Internet que mudou o mercado de arte. A revolução industrial mudou a forma com a arte era consumida, atendendo o mercado de massa. O custo de produzir uma obra de arte continuou alto (pense em filmes de Hollywood, … Read More »


Comunidades no Hub Escola de Verão

Posted on 4th fevereiro, by Tiago Amaral in Dicas, Eventos. No Comments

Durante todo o mês de fevereiro, o Hub São Paulo está organizando o Hub Escola de Verão. São vários eventos e encontros, todos os dias, em diversos horários. É uma grande oportunidade de aprender e conhecer gente e projetos muito interessantes.

Os temas comunidade, colaboração e cooperação são temas recorrentes em vários destes eventos. Veja alguns deles:

08/fev, 14:00 a 18:00: CRIANDO COMUNIDADES DE SUCESSO
12/fev, 14:00 a 18:00: COMUNIDADES URBANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MORADA DA FLORESTA
14/fev, 14:00 a 17:00 Read More »


Como a Microsoft apoia e valoriza sua comunidade de Profissionais de TI

Posted on 3rd fevereiro, by Tiago Amaral in Conversas. No Comments

Tenho que confessar uma coisa: escrever este case sobre a Microsoft teve um sabor especial. Eu trabalhei durante um bom tempo com programas de canais de TI e, por conhecer esse universo um pouco mais de perto, sempre admirei o trabalho da Microsoft com sua comunidade de revendedores, profissionais de TI e desenvolvedores.

Visitando o portal TechNet, chama a atenção a quantidade de recursos disponíveis para os profissionais: blogs, eventos, webcasts, campanhas, newsletters, fóruns, vídeos e até uma revista online. Além de quantidade de recursos, também impressiona o volume de participantes. São cerca de 1 milhão de profissionais cadastrados no programa. E a cada ano, este número aumenta entre 5 e 10%.

Site da Comunidade Microsoft TechNet

Em se tratando … Read More »


6 ferramentas para você interagir melhor com sua comunidade

Posted on 1st fevereiro, by Tiago Amaral in Dicas. No Comments

Este post inaugura a nova área de DICAS do 1 + 1 > 2. Algumas pessoas pediram informações mais práticas, que pudessem ser utilizadas no dia-a-dia. Então nada mais apropriado para começar do que escolhendo as ferramentas certas para interagir com sua comunidade. O foco serão ferramentas simples, que a internet tornou acessível a qualquer comunidade.

Mas antes, algumas dicas gerais:

Não é o acesso às ferramentas que vai te diferenciar. O que realmente vai fazer a diferença é a forma como você as utiliza. Então não desanime se pouca gente te seguir no twitter ou postar no seu fórum, logo de cara. Leva jeito para pegar o jeito da coisa. A fase inicial deve ser de aprendizado, não de crescimento alucinante. Conte com um grupo de apoio inicial, com alguns poucos participantes. Este grupo vai … Read More »


Life in a Day: Filme colaborativo ao vivo no YouTube.

Posted on 28th janeiro, by Tiago Amaral in Crowdsourcing, Vídeo. No Comments

Neste exato momento está sendo transmitido ao vivo no YouTube o filme Life in a Day.

“Em 24 de julho de 2010, milhares de pessoas do mundo todo enviaram vídeos sobre suas vidas para participar do projeto “A vida em um dia”, uma experiência cinematográfica histórica para criar um documentário sobre um único dia na Terra. Desde então, o diretor vencedor do Oscar Kevin Mcdonald e sua equipe de editores decuparam mais de 80.000 clipes (e mais de 4.500 horas de material) em um filme de 90 minutos, que traz uma visão honesta e inspiradora do nosso mundo.”

Muito legal o vídeo e a ideia original do filme. Gostei especialmente do crédito “Ridley Scott, Kevin MacDonald, em colaboração com a Comunidade YouTube”.

Esse é o vídeo. Como … Read More »


Como autenticidade e transparência renderam à Natura 1 milhão de consultoras

Posted on 26th janeiro, by Tiago Amaral in Conversas. No Comments

Natura é sem dúvida um dos maiores cases brasileiros de relacionamento com uma comunidade de parceiros: suas famosas Consultoras. O conceito de vendas diretas para produtos de beleza já havia sido aperfeiçoado por outras empresas como Avon eTupperware, mas pode-se dizer que no Brasil a Natura levou este conceito a um novo nível. São mais de 1 milhão de consultoras apenas no país! A grande sacada da Natura foi perceber rapidamente que suas clientes buscavam mais do que produtos de beleza. Elas esperavam atenção, informação e conselhos. Ou seja, elas queriam uma relação pessoal com alguém em quem elas já confiavam.


Foto: Read More »


Naturistas, Corintianos, Cardumes e as Regras das Redes Sociais

Posted on 24th janeiro, by Tiago Amaral in Conceitos, Livro, Redes Sociais. No Comments

Um conceito que pode ser útil para pensar sua comunidade é o das regras das redes sociais. Toda comunidade é uma rede de pessoas conectadas, pela qual qualquer tipo de coisa pode transitar. Desde uma simples informação, dinheiro e até mesmo vírus.

Essas regras foram notadas pelos pesquisadores Nicholas Christakis e James Fowler e publicadas no livro O Poder das Conexões. Elas valem tanto para uma pequena família quanto para uma grande comunidade online. Então certamente vale a pena conhecê-las e entender como elas se aplicam à sua comunidade.

Regra 1: MODELAMOS NOSSA REDE

A força por trás desta regra é a homofilia. Calma! Leia com atenção: homo-FI-LIA! Ela é somente a tendência que todos nós temos de nos aproximarmos de pessoas que se parecem conosco. E não é só na aparência, buscamos naturalmente … Read More »


Novos projetos de Crowdfunding no Brasil e no mundo

Posted on 21st janeiro, by Tiago Amaral in Crowdfunding, Startups e Ideias. No Comments

Essa semana entrou em funcionamento o Catarse, um site de crowdfunding para projeto artísticos e criativos. O crowdfunding é uma forma de captar recursos para um projeto em que qualquer um pode apoiar com faixas de valores diferentes. Existe um prazo para o projeto atingir a quantia necessária. Se não conseguir, os investidores não precisam pagar nada. Se conseguir, os investidores ganham algum benefício especial que varia de acordo com sua contribuição — pode ser um desde um agradecimento num livro ou vídeo, até uma obra de arte feita especialmente para o colaborador.

O modelo do crowdsourcing já existe há algum tempo fora do país, mas Read More »


O sucesso da Campus Party Brasil

Posted on 19th janeiro, by Tiago Amaral in Conversas, Eventos. No Comments

Esta semana está acontecendo a 4ª edição da Campus Party Brasil. O evento é gigantesco: 6,8 mil participantes, 4,5 mil barracas,  R$ 15 milhões investidos na organização, 70 apoiadores e patrocinadores, presença de Al Gore, Steve Wozniak, Tim Berners-Lee… Apesar de ser um evento muito conhecido pelo público brasileiro, nem todos sabem sua história, que é bem bonita. Começou em 1997 em Málaga, na Espanha. Nasceu como uma LAN Party, um lugar em que as pessoas podiam trazer seu computadores e se conectar em uma única rede. Hoje em dia, não faz mais muito sentido se juntar em um mesmo lugar … Read More »


Criar uma comunidade é uma viagem, não o destino.

Posted on 18th janeiro, by Tiago Amaral in Livro, Online, Redes Sociais. No Comments

Acabo de ler o livro “O Poder das Redes Sociais”, de Tara Hunt. Em inglês, ele se chama The Whuffie Factor, o que faz mais sentido, já que o livro trata sobre o tal do Whuffie, que é um nome legalzinho para a reputação online. O livro conta sobre como algumas empresas estão criando uma economia baseada na reputação online, acumulando Whuffie por meio da interação com comunidades na web. O princípio é que quando você doa coisas para sua comunidade online, você ganha whuffie, que depois pode ser sacado ou convertido em dinheiro real quando a comunidade adquirir seu produto ou serviço.

A autora é uma “gurua” das comunidades online, portanto o livro é quase exclusivamente focado … Read More »



Qual o futuro dos sites de compra coletiva?

Posted on 13th janeiro, by Tiago Amaral in Imagens, Tendências. No Comments

Esta semana li dois artigos que mostram a força dos sites de compra coletiva no Brasil e no mundo.

O primeiro foi esta imagem publicada pelo www.onlinemba.com sobre o fantástico crescimento (e inevitável queda?) do Groupon. A breve história da empresa é realmente de cair o queixo. Lançado em novembro de 2008, o site tem 35 milhões de usuários cadastrados, atua em 250 mercados em todo o mundo (sendo 150 apenas na América do Norte). Alcançou um valor de mercado de US$ 1 bilhão em apenas 16 meses. E recentemente recusou uma oferta de compra por US$ 6 bilhões feita pelo … Read More »


Como a Internet está acelerando a evolução da dança

Posted on 10th janeiro, by Tiago Amaral in Crowdsourcing, Redes Sociais, Vídeo. 2 Comments

A edição deste mês da revista Wired traz um artigo assaz interessã sobre a Inovação Acelerada pela Multidão, ou Crowd Accelerated Innovation (por que sempre soa mais legal em inglês?). Mas enfim, o artigo foi escrito pelo homem por trás do TED, Chris Anderson (que não é o mesmo Chris Anderson editor da Wired!).

O artigo fala sobre como a Internet está fazendo a dança evoluir. E tudo por causa de pessoas ao redor do mundo, tão diversas quanto este pequeno … Read More »


Que comunidade você gostaria de ver no 1+1>2 ?

Posted on 7th janeiro, by Tiago Amaral in Sobre o Blog. No Comments

O ano está só começando, mas o 1+1>2 já está com força total. Estamos em busca de comunidades para conhecer.

Se você conhece ou faz parte de alguma comunidade que seja influente, inspiradora, inovadora, ou simplemesmente curiosa, indique para a gente!

Nosso objetivo é entender o que há por trás de grandes comunidades e compartilhar essas histórias de sucesso com você, nosso leitor.

Exemplos de comunidades que procuramos:

Comunidades Online: redes sociais, projetos colaborativos, crowdsourcing etc
Comunidades de Negócios: programa de canais e revendedores, venda direta, cooperativas, associações, desenvolvedores, incubadoras etc
Comunidades Religiosas ou Comportamento
Comunidades Regionais ou de Bairro

Se conhece, clique no link  e preencha um formulário simples na nova página INDIQUE UMA COMUNIDADE!

A direção agradece 😉


Zooppa e a Publicidade Crowdsourcing

Posted on 5th janeiro, by Tiago Amaral in Conversas, Crowdsourcing, Startups e Ideias. No Comments

Uma das empresas mais interessantes que conheci em 2010 foi a Zooppa. A Zooppa é uma empresa de publicidade gerada pelo usuário (crowdsourcing advertising). Em outras palavras, a Zooppa é uma rede social na qual talentos criativos do mundo inteiro criam peças e campanhas publicitárias para marcas com desafios reais de comunicação.

crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O que antes era feito por uma empresa com uma equipe dedicada a uma função — criar peças publicitários, por exemplo — hoje pode ser feito por uma … Read More »


Que em 2011 suas ideias façam muito sexo!

Posted on 23rd dezembro, by Tiago Amaral in Sobre o Blog, Vídeo. 1 Comment

Quando comecei a criar este blog, gastei muito tempo pensando no seu nome. Queria falar sobre comunidades, colaboração, parcerias, mas também queria um nome que fosse mais divertido. E aí, pensando no que significava colaboração e o que as comunidades têm em comum, me ocorreu que o propósito de todas elas era que a soma entre as pessoas fosse maior do que cada um delas agindo separadamente. Ou seja, uma comunidade só faz sentido quando a soma de 1 mais 1 é maior que 2.

E o que isso tem a ver com sexo? Porque suas ideias fazem sexo o tempo todo! É isso aí, desculpem os mais puritanos, mas seus pensamentos são terrivelmente pervertidos. Assista esse vídeo pra entender o que a … Read More »



Ideias para suas comunidades em 2011

Posted on 20th dezembro, by Tiago Amaral in Dicas, Tendências. No Comments

Fim de ano é sempre a mesma coisa: hora de revisar o ano que se encerra, lembrar as coisas boas e não-tã0-boas que aconteceram. E pensar o que queremos para o ano seguinte. Eu não sou muito fã de retrospectivas, listas das 10 coisas mais marcantes do ano, essas coisas. Mas gosto de imaginar o que vai “pegar” no ano seguinte.

Então não resisti e fiz minha lista de tendências pra 2011!

Redes Sociais: o fim do hype

Lembra da época em que toda empresa tinha que ter um programa de “marketing social”? E até bem pouco tempo atrás todo mundo tinha um produto verde? Bom, em 2011 vamos estar falando de como toda empresa tinha que estar presente nas rede sociais em 2010.

É claro que muitas empresas vão se destacar nessa área, vai haver muita inovação e ainda vamos falar bastante … Read More »


Conexões globais do Facebook

Posted on 15th dezembro, by Tiago Amaral in Imagens, Redes Sociais. No Comments

Essa linda imagem mostra as conexões entre as pessoas no Facebook geograficamente. Ela foi criada por Paul Butler, um estagiário do Facebook, que estava interessado na localização das amizades: nossos amigos estão próximos de nós? Onde estão as maiores concentrações de amigos? Como as barreiras políticas e geográficas a afetam? Ele mesmo explica o processo de criar essa imagem numa nota do Facebook (não foi nem um pouquinho fácil).

Se pensarmos que a conexão entre duas pessoas pode ser representada graficamente por um traço entre elas, fica fácil visualizar a forma de uma pequena rede:

Mas conforme as redes vão aumentando, a visualização se torna caótica:

O Facebook, com mais de 500 milhões de pessoas, é provavelmente a maior rede social que pode … Read More »


Comunidades no programa A Liga

Posted on 15th dezembro, by Tiago Amaral in Vídeo. No Comments

Ontem (na verdade era reprise, mas tá valendo) o programa A Liga, da Bandeirantes, abordou o tema Comunidades . Travestis, Naturistas, Ciganos e Circo não são exatamente minhas comunidades favoritas (nada contra!), mas gostei bastante da forma com que o tema foi abordado, justamente buscando comunidades menos conhecidas e glamurosas.

Foi interessante notar que ao mesmo tempo em que as pessoas modelam suas comunidades, as comunidades também modelam as pessoas de volta. A comunidade de naturistas e a de travesti, por exemplo, foram criadas por pessoas que tinham uma crença e um comportamento em comum. Já no circo e no acampamento cigano, foi nítido notar como as crenças e costumes das pessoas são moldadas por suas comunidades.

Há trechos do programa no site da Band, pra quem quiser conferir:

Read More »


Quem são seus Comunicadores, Experts e Vendedores?

Posted on 13th dezembro, by Tiago Amaral in Conceitos, Livro. 2 Comments

Existem 3 tipos de pessoas que são fundamentais na disseminação de uma ideia. Esses tipos foram cunhados por Malcolm Gladwell no seu livro O Ponto da Virada. Nele, o autor busca entender por que alguns comportamentos, produtos e ideias se alastram como epidemias. E o que podemos fazer intencionalmente para desencadear e controlar as nossas próprias epidemias positivas. Gladwell notou que nessas epidemias sociais, algumas pequenas mudanças podem desencadear um efeito extraordinário na sua transmissão. Esse momento crítico na difusão da epidemia é o que ele chama de Ponto da Virada.

Os Comunicadores, os Experts e os Vendedores são três personagens-chave para alcançar o Ponto da Virada. Por isso é fundamental identificar na sua comunidade quem são as pessoas que têm essas características, e tratá-los … Read More »


Uma comunidade que voltou no tempo (pra melhor)!

Posted on 10th dezembro, by Tiago Amaral in Vídeo. No Comments

Aproveitando o clima de fim de ano, muita gente já pensando nas férias, aí vai um vídeo de um comunidade “de verdade”, comunidade no sentido original da palavra.

A reportagem do Globo Repórter da última sexta-feira conta a história da cidade de Levanto, na Itália, que precisou se unir para superar um momento difícil economicamente. A transformação, curiosamente, foi uma volta ao passado. Mas que deu tão certo que virou referência para outras cidades da Itália e do mundo.

Vale a pena assistir um trechinho, nem que seja por causa da bonita paisagem!


Case: The Hub

Posted on 8th dezembro, by Tiago Amaral in Conversas. No Comments

Esta semana estive no The Hub em São Paulo, um dos projetos mais interessantes que conheci recentemente.

O que é o The Hub?

O The Hub é, resumidamente, um escritório compartilhado. É um espaço onde pequenos empreendedores podem se reunir para trabalhar, criar, compartilhar ideias e se conectar. O The Hub oferece a estrutura e os serviços para se cultivar uma idéia, lançar um projeto, organizar um evento e gerenciar um negócio. O primeiro Hub surgiu em Londres em 2005 e hoje já são mais de 20 espaços como este no mundo todo.

Até aí não seria muito diferente de outros escritórios virtuais existentes. A diferença é o que acontece entre os membros dentro deste espaço compartilhado.

Por quê é … Read More »


Filme – A Rede Social

Posted on 6th dezembro, by Tiago Amaral in Vídeo. No Comments

Assisti o filme A Rede Social, que fala sobre a  criação do Facebook. O filme é muito bom, vale a pena assistir!

O grande conflito do personagem Mark Zuckerberg no filme é criar a maior rede social online do mundo, conectando mais de 500 milhões de pessoas, e ao mesmo tempo ser incapaz de se relacionar pessoalmente com sua namorada, seus sócios, seus amigos.

Mas queria falar sobre duas coisas me chamaram a atenção no filme que tem a ver com redes sociais (mas ironicamente não tem nada de online!).

A primeira é o ecossistema de empreendedorismo, criatividade e investimento que existe nos Estados Unidos. As cenas que mostram Harvard são de deixar qualquer universitário brasileiro de queixo caído. E quando os personagens se mudam para o Vale do Silício na Califórnia, todo o ambiente de investidores é uma coisa totalmente alienígena para … Read More »


Epidemia do Riso – O Poder das Conexões

Posted on 3rd dezembro, by Tiago Amaral in Livro, Vídeo. No Comments

Recentemente li o livro “O Poder das Conexões“, que fala sobre redes sociais. Mas não redes sociais online, como facebook, twitter etc. Mas sobre redes sociais no “mundo real”. O livro fala de como as pessoas se conectam entre si, sejam em grupos familiares, casamentos, amigos, e como essas conexões afetam nossas vidas (e como nós afetamos as pessoas conectadas a nós).

É um livro muito interessante, recomendo muito a leitura. Achei na Internet uma história contada no livro, sobre como uma epidemia de riso (é isso aí, riso) surgiu em uma escola na África.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zHF3Huu1PvU]

Assim como esse, há outros casos curiosos de histeria coletiva.

Interessante entender como as redes sociais se formam, e como estamos sujeitos a elas diariamente, na … Read More »


Case: Truques de Maquiagem

Posted on 1st dezembro, by Tiago Amaral in Conversas. No Comments

Toda semana vou falar sobre um caso que eu admiro, pra tentar entender o que há por trás do sucesso. E vou começar falando do blog Truques de Maquiagem da minha amiga Paola Gavazzi! Por que começar com ela? Bom, como uma boa blogueira que ela é, pensei que poderia aprender muito com ela e aplicar alguns aprendizados no meu próprio blog! Ou seja, foi uma leve “roubadinha”!

Mas apesar de não ser um exemplo típico de comunidade online, tem alguns pontos bem úteis para qualquer um que está criando sua comunidade (de seguidores, leitores ou clientes).

Quem é Truques de Maquiagem?

Paola Gavazzi se define como Beauty Artist. Já atuava no mercado de beleza há muito tempo quando, em 2004, começou a comunidade Read More »


Você já doou para a Wikipedia?

Posted on 29th novembro, by Tiago Amaral in Crowdfunding, Crowdsourcing. No Comments

Nos últimos dias, quando você acessa a Wikipedia vê essa imagem:

Tenho que confessar: ao ver esse apelo me deu uma sensação estranha. Afinal o Wikipedia é o maior exemplo de colaboração online que existe! É o 5º site mais acessado do mundo, usado por quase 400 milhões de pessoas todos os meses! E ainda precisa pedir doações? Que ironia! Se um projeto desse porte não consegue se sustentar sozinho, será que a colaboração online realmente funciona?

Mas pensando um pouco mais sobre o assunto, percebi que isso era uma coisa da minha cabeça. Quando alguém lhe pede dinheiro, geralmente é o último recurso de um desesperado, que não tem outra opção para sobreviver a não ser pedir qualquer tipo de colaboração.

Esse certamente não é o caso da Wikipedia.

Ao ler o “apelo pessoal de Jimmy Wales”, uma … Read More »


Us Now: o que aconteceu com os projetos que aparecem no filme?

Posted on 26th novembro, by Tiago Amaral in Vídeo. 2 Comments

Eu assisti o filme Us Now há algum tempo, e lembro que fiquei muito impressionado sobre o conteúdo. Ele fala sobre “o poder da colaboração em massa, governo e internet”. Alguns exemplos reais de projetos colaborativos que aparecem no filme são:

Um time de futebol cuja escalação dos jogadores é feita pelos próprios torcedores
Um banco em que os próprios clientes definem as taxas de juros
Um site onde você encontra pessoas dispostas a abrir suas casas para você se hospedar

O vídeo tem 1 hora de duração, se você ainda não viu, vale muito a pena assistir. Ele está inteiro aí embaixo, não é só um trechinho.

[vimeo 4489849]

Apesar de o filme ser recente (2008), fiquei curioso para saber o que aconteceu com os projetos mostrados…

Read More »


A Força da Comunidade

Posted on 25th novembro, by Tiago Amaral in Sobre o Blog. No Comments

Quando você leu a palavra “comunidade” aí no título, qual a primeira coisa que passou pela sua cabeça?

a) Uma escola de samba, associação de moradores (provavelmente de algum bairro pobre)
b) Wikipedia, Facebook, Twitter, Youtube ou a rede social do momento
c) Uma Igreja, grupo religioso ou de apoio (do tipo Alcoólicos Anônimos)

Bom, não há resposta certa. Todas elas são comunidades. Mas também existem muitas outras. Por exemplo:
– a Natura vende seus produtos por meio de mais de 1 milhão de consultoras, em 9 países.
– A Harley-Davidson criou em 1983 o Harley Owner’s Group (HOG) para aproveitar a forte lealdade de entusiastas da marca como um meio para promover não só um produto, mas um estilo de vida.
– Somente no terceiro trimestre … Read More »